Qualquer que seja a marca, inúmeros utilizadores preferem instalar launchers de terceiros, com o Nova a ser um dos mais conceituados, mas apenas um de uma lista que inclui também os launchers Pixel, Microsoft ou BlackBerry. Numa decisão que irá certamente ser extremamente polémica com a comunidade internacional, a Huawei anunciou que passará a bloquear a instalação destes launchers na EMUI 9.

A motivação da Huawei prende-se aparentemente com feedback de utilizadores que reportaram problemas diversos com launchers externos, mas aponta igualmente a mira aos anúncios que são alimentados aos utilizadores e que, para a Huawei, representam um risco de privacidade, já que dependem da recolha de dados dos utilizadores. À superfície, a Huawei indica que quer proteger a qualidade da experiência de utilização, mas quererá igualmente assegurar-se que os problemas encontrados com um qualquer launcher não sejam imputados à Huawei, manchando-lhe a imagem. O racional não é muito diferente da decisão recente da Xiaomi de impedir que dispositivos com a China ROM sejam flashados com a ROM Global: as marcas querem proteger-se de qualquer backlash causado por funcionalidades perdidas, ou erros que possam ser imputados aos seus dispositivos, mas querem igualmente proteger os seus próprios serviços. Especificamente, a Huawei aponta o dedo a programadores no mercado Chinês com práticas menos claras que possam lesar o utilizador final.

Não é expectável que a Huawei reconsidere. A sua comunidade de utilizadores está cada vez maior e como segundo maior fabricante de dispositivos móveis em todo o mundo, a Huawei sabe que a maioria dos seus utilizadores não faz parte do grupo de entusiastas e power users que se podem sentir lesados.

No entanto, segundo o XDA Developers, a decisão está a afectar apenas a ROM Chinesa, e os launchers legítimos poderão solicitar a sua inclusão numa lista de launchers permitidos, não sendo claro neste momento se a Huawei alargará esta decisão aos dispositivos no mercado internacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here