Ninguém questiona neste momento o comprometimento da Huawei com o ecossistema Android e a colaboração que a marca tem com a Google. A Huawei não só faz parte do Android Enterprise Recommended, como se tornou a primeira marca a fazer um commit para o sistema operativo Fuchsia. Isto não quer dizer que a Huawei não esteja a seguir o seu próprio caminho em termos de sistema operativo, algo que um responsável da marca parece ter confirmado agora.

A Huawei tem o Android aos seus pés e embora possua poderio mais do que suficiente para conseguir desenvolver o seu próprio sistema operativo, fazê-lo não parecia até há pouco tempo ser financeiramente atraente. O problema pode residir na influência que a administração Americana tem tido na disseminação de uma certa imagem da Huawei como um risco de segurança. Mais do que simplesmente impedir a comercialização da Huawei nos EUA, os Americanos têm sido uma força motriz numa certa histeria securitária estatal contra a Huawei.

Mais importante será talvez a violência dos recentes embargos à ZTE, na sequência de fornecimento tecnológico ao Irão, um país sob embargo dos EUA. O embargo cortou efectivamente o acesso da ZTE a equipamentos detidos por empresas Americanas como a Qualcomm, e embora a Google tenha ficado fora do problema, não existem garantias que a administração Americana não possa em algum momento assegurar que o sistema Android seja vedado a empresas percepcionadas como adversas.

Existe um grande grau de ignorância e irresponsabilidade por trás sequer da possibilidade de uma tal medida, mas o passado recente tem-nos mostrado que estes dois elementos são frequentes na tomada de decisão da actual governação Americana. A resposta da Huawei não pode ser outra que não a sua fuga em frente, desenvolvendo um sistema operativo sobre o qual não tenha que responder a ninguém.

Quem parece ter confirmado este sistema operativo foi Bruce Lee, Vice Presidente da área mobile da Huawei, embora sem dar reais detalhes sobre prazos ou funcionalidades. A Huawei tem certamente o know-how para a criação deste novo sistema operativo que deverá manter-se compatível com o Android, estatuto de que já goza a EMUI.

Será esta a melhor opção para a Huawei?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui