A Huawei tem uma grande tradição de fazer anúncios importantes no certame IFA de Berlim, que se realiza todos os anos no início de Setembro, mas nem sempre a marca opta por lançar aí novos smartphones. Em 2015 anunciou o Huawei Mate S, talvez porque queria roubar o protagonismo à Apple, tornando-se a primeira marca a anunciar um smartphone com Force Touch, e em 2016 lançou os Huawei Nova, mas em 2017 oficializou o Kirin 970. Este ano será quase de certeza a vez do Kirin 980.

Porquanto nada esteja escrito em pedra, é pouco provável que a Huawei revele algum smartphone novo neste evento marcado para dia 31 de Agosto de 2018 em Berlim, já que os rumores não apontam de todo nesse sentido. O próximo grande lançamento da Huawei deverá ser mesmo o Huawei MAte 20 em Novembro, enquanto a Honor lançará o Honor Note 10 amanhã, dia 31 de Julho.

Portanto, o Kirin 980 é a hipótese mais provável e existem razões para nos sentirmos excitados.

A confirmarem-se os rumores, o Kirin 980 será fabricado numa litografia altamente eficiente de 7nm, e possuirá os mais recentes núcleos da ARM, os Cortex A76 e Cortex A55 num arranjo octa-core com dois clusters. Ora parece que com a diminuição dos transístores, a Huawei terá conseguido subir a frequência máxima dos A76 para os 2.8GHz quando o actual Kirin 970 se fica pelos 2.4GHz. A subida de capacidade pode parecer escassa, mas deve ser enquadrada na maior eficiência energética deste novo chip.

Uma grande incógnita neste momento é a GPU que a Huawei irá eleger. A marca tem recorrido às ARM Mali, mas existem rumores que apontam para o Kirin 980 ser o primeiro chip com uma gráfica própria, e apontam-lhe ainda mais uma capacidade 50% superior à da Adreno 630 que encontramos actualmente no Snapdragon 845.

A menos de um mês da oficialização do Kirin 980, muito falta ainda saber sobre o próximo processador da Huawei, mas com o passar dos dias, certamente mais informações virão a lume.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui