O Huawei Mate 10 Pro foi o último flagship que a marca chinesa anunciou. Um equipamento excelente, bastante potente e com uma série de funcionalidades interessantes que o transformam num dos melhores do mercado. O sucessor do Huawei Mate 9, conta com um design excelente, mas acima de tudo com o mesmo espirito de sempre: um telemóvel preparado para uma utilização profissional e exigente, pronto para um dia a dia duro!

A prova disso, é mesmo o excelente hardware que o equipa. Estamos a falar de um equipamento com um processador Kirin 970 e um NPU integrado (para processamento de inteligência artificial), uma bateria de 4.000mAh que garante um dia completo de trabalho sem falta de bateria, e 6Gb de RAM.

E com tanto hardware disponível, a Huawei disponibiliza uma série de funcionalidades das quais podemos tirar o máximo partido, fazendo do nosso Huawei Mate 10 Pro o nosso melhor companheiro para o dia da dia de trabalho ou lazer.

Câmara

Mantendo-se fiel aos últimos lançamentos, a Huawei manteve a parceria que tem com a Leica para este Mate 10 Pro. Por si só, isto já seria um excelente motivo para elogiar o desempenho da câmara do Huawei. Mas este Mate 10 Pro melhora tudo, já que conta com um processador NPU (para inteligência artificial), que é capaz de aperfeiçoar automaticamente as nossas fotografias, através de uma tecnologia de reconhecimento de objectos em tempo real.

Por exemplo, se estiver a tirar uma fotografia a alimentos, a câmara é automaticamente ajustada para isso. Mas se estivemos a tirar fotografias a animais, ela também se ajusta (note-se que o comportamento da máquina quando apontamos para um gato ou para um cão, também é diferente). Mas existem muitos outros modos automáticos.

Mas há um outro modo que tem obrigatoriamente que experimentar: o modo monocromático. As suas fotografias a preto e branco vão ficar simplesmente inesquecíveis, muito por culpa deste modo. Active-o, arranje o tema perfeito para fotografar e deixe-se surpreender. Para activar este modo, o processo é muito simples: com a aplicação da câmara aberta, deslize o dedo no ecrã para a direita. Depois é só escolher o modo que pretender.

Não deixe de experimentar também outros modos disponíveis, como é o caso do Night Shot, Light Painting e Slow-motion.

Para aqueles que pretendem ir mais a fundo na fotografia, é possível activar o formato RAW e ver uma grelha no ecrã para ajudar no alinhamento das nossas fotografias. Outras configurações estão também disponíveis quando temos o telemóvel com a aplicação de câmara aberta e deslizamos com o nosso dedo para a esquerda.

O modo profissional permite imitar muitas das funções de uma verdadeira DSLR, já que é possível ajustar o ISO, a abertura, a luminosidade e a velocidade do obturador. Tudo configurações que irão agradar a todos os que percebem de fotografia e têm capacidade de conseguir melhores resultados que o modo automático da câmara.

Para os que adoram fotografia mas não têm os conhecimentos todos necessários, o Huawei Mate 10 Pro disponibiliza também uma série de outros modos, tais como desfoque do fundo, modo de retrato, etc.

Duas contas de Facebook num único telemóvel? Sim, o Huawei Mate 10 Pro deixa fazer isso.

O melhor exemplo da importância desta funcionalidade, é sem dúvida alguma a nossa dependência pelas redes sociais. Seja porque motivo for, há muita gente que já tem mais que uma conta de facebook. O Huawei Mate 10 Pro já vem preparado para esse tipo de pessoas, permitindo clonar uma aplicação. No caso do facebook, por exemplo, é possível ter duas aplicações Facebook a correr em simultâneo, uma com uma conta, e outra com outra conta. O mesmo se aplica para muitas outras aplicações.

Esta funcionalidade não está assim tão a descoberto, e é necessário explorar um pouco o menu de definições do Mate 10 Pro para chegar lá. Para isso, basta aceder a “Definições”, de seguida escolher a opção “Aplicações e Notificações”. No menu que abre, escolher a opção “Aplicações Clonadas”. Irá aparecer uma lista de aplicações que poderemos clonar.

Aplicação de Email da Huawei

Sim, eu sei que quase toda a gente configura as suas contas na aplicação de email do Gmail. Afinal de contas, ela vem já instalada, é fácil de usar e de configurar e, muitos de nós, até só tem conta do Gmail activa.

Mas o meu conselho é mesmo que dêem uma oportunidade à aplicação de email da Huawei. É sem dúvida alguma uma aplicação interessante, principalmente pelo facto de tirar total partido da resolução 18:9 do ecrã do Mate 10 Pro. Com o telemóvel na horizontal, a aplicação divide-se em duas colunas, sendo que do lado esquerdo ficamos com a lista dos nossos emails, e do lado direito com uma preview do email que escolhemos.

Modo Desktop (sem dock extra)

Contrariamente a outros modelos no mercado, o Huawei Mate 10 Pro conta com um modo Desktop onde não é preciso qualquer tipo de dock extra para ligar o equipamento.

Tirando partido da porta USB Type-C, podemos transformar o nosso smartphone num computador. Afinal de contas, o Hardware é mais que suficiente para isso mesmo.

Mas o melhor de tudo, é que o Huawei Mate 10 Pro converte-se mesmo num modo desktop, não é apenas uma cópia do nosso ecrã Android. Com algumas semelhanças a um sistema operativo normal (por exemplo o Windows), temos a possibilidade de ver pastas, abrir várias janelas etc. Para aumentar a produtividade, nada como ligar um teclado e rato bluetooth. Isto permitirá usar o seu equipamento como um computador mas, ao mesmo tempo, continuar a usar como um Smartphone normal.

Para os que não têm rato bluetooth, isso não é um problema. É que é possível que transformar o ecrã do nosso Huawei Mate 10 Pro num trackpad, como se tratasse do rato de um portátil.

Segurança acima de tudo

A forma como protegemos os nossos dados é cada vez mais importante. A Huawei sabe disso mesmo, e por isso mesmo oferece-nos a possibilidade de proteger as nossas aplicações através de impressão digital. Sim, para activar esta funcionalidade, temos sempre que definir um Pin ou então um Padrão de desbloqueio.

Com este tipo de protecção, não temos que nos preocupar com segundas pessoas a consultar os nossos emails, as nossas redes sociais ou até mesmo as nossas fotografias, quando não lhes demos qualquer autorização para tal.

Para activar esta funcionalidade, basta aceder aos seguintes menus: “Definições” -> “Segurança e Privacidade” -> “Bloqueio de Aplicações”

Nó do dedo para facilitar algumas tarefas

Esta não é uma funcionalidade nova. De facto já vem de outros equipamentos anteriores da Huawei. Criticada por alguns, por outros muito elogiada. Esta funcionalidade permite-nos interagir com o nó dos nossos dedos, permitindo realizar algumas tarefas de forma bem mais rápida e eficaz.

Ter o ecrã dividido e trabalhar em duas aplicações em simultâneo, é algo que um profissional pode precisar com alguma regularidade. Depois de ter a funcionalidade activa nas definições (“Definições” > “Assistência Inteligente” > “Controlo de Movimento” > “Ecrã Dividido”), basta que se deslize o nó do dedo ao longo do ecrã (da esquerda para a direita, na horizontal), e o modo de ecrã dividido ficará activo.

Mas não é só o modo de ecrã dividido que é fácil de usar. Na verdade, tirar um screenshot também é bastante fácil, desde que a funcionalidade esteja activa (“Definições” > “Assistente Inteligente” > > “Controlo de Movimento” > “Captura Inteligente”). Basta dois toques com o nó do nosso dedo no ecrã do Huawei Mate 10 Pro, e facilmente estamos a fazer uma captura de ecrã. Mas também é possível fazer capturas de apenas uma parte do ecrã (basta com o nó do dedo desenhar sobre a área que queremos capturar), enquanto que se desenharmos um “S” com o nó do nosso dedo no ecrã, estamos a tirar um “scrolling screenshot”. Para os que pretendem gravar o ecrã, basta dois toques com os dois nós dos dedos.

Para abrir aplicações, também é possível usar este tipo de gestos, sendo que neste caso até podemos escolher a letra a desenhar para abrir determinada aplicação. Acedendo ao menu “Definições” > “Assistente Inteligente” > “Controlo de Movimento” > “Desenhos”, é possível escolher uma determinada letra e qual a aplicação que queremos associar.

Muitas horas com ecrãs, olhos cansados

Hoje em dia passamos a vida ligados a ecrãs. Quando não é a televisão, é o computador, quando não é o computador é o telemóvel e por aí fora. A pensar nisso, a Huawei disponibiliza um filtro que reduz a luz azul produzida pelos ecrãs e que contribui para o cansaço dos nossos olhos.

Acedendo ao menu “Definições” > “Visualização” > “Modo de leitura” e activando a funcionalidade “Modo de Leitura”, é possível verificar que o ecrã fica com uma tonalidade mais amarelada, o que acaba por contribuir para um maior conforto da nossa vista. É também possível, neste mesmo menu, agendar a partir de que horas queremos que este modo seja activo de forma automática.

Homescreen para todos

Com Android Oreo 8.0, a Huawei continua a aplicar a sua própria personalização por cima do Android. A EMUI está presente e permite-nos personalizar a forma como vemos os nossos ecrãs principais. Por defeito, a Huawei coloca todas as aplicações nos Homescreens, não existindo um menu onde aparecem todas as aplicações instaladas. Ainda assim, é possível alterar a forma como as aplicações se encontram organizadas, sendo que podemos mudar o estilo de Homescreen, passando assim a apresentar um menu onde ficam todas as nossas aplicações listadas, e o Homescreen apenas com os ícones ou widgets que pretendemos.

Comandos de Voz

Para além do Assistente da Google, também podemos configurar os comandos de voz no telefone para atender ou rejeitar chamadas. Para activar esta funcionalidade, é necessário aceder às”Definições” > “Assistente Inteligente” > “Ativação Vocal”.

Mais segurança e personalização: Espaço Privado

Esta não é uma novidade no mundo dos Smartphones. Na verdade, já é possível configurar uma conta convidado, de forma a que se mantenha separado e protegido parte do conteúdo do nosso equipamento. O Huawei Mate 10 Pro conta com uma funcionalidade chamada “Espaço Privado“, sendo que esta permite configurar uma conta totalmente privada. Para além dos métodos tradicionais para mudar de conta, é até possível configurar uma impressão digital para abrir este espaço privado. Para além de permitir que tenhamos as nossas aplicações e dados em modo privado para quando passamos o telemóvel para as mãos de outra pessoa, é também um recurso útil para quem quiser ter dois ambientes distintos: trabalho e privado. Para configurar o Espaço Privado, basta aceder ao menu “Definições” > “Segurança e Privacidade” > “Espaço Privado”. Depois pressionar o botão de login e configurar uma nova impressão digital.

Ainda melhor autonomia

Com uma bateria de 4.000mAh, é garantido que temos bateria para o dia todo, mesmo com uma utilização intensiva do Huawei Mate 10 Pro. Para quem não dê um uso tão grande ao equipamento, a bateria pode mesmo durar até dois dias. Ainda assim, para um utilizador profissional, é certo e sabido que a bateria terá que ser carregada todas as noites, pois só assim conseguirá aguentar o dia a seguir na totalidade. De notar que este equipamento vem com carregamento rápido, o que permite uma boa percentagem de bateria num tempo muito reduzido.

Mas para quem se esqueceu de carregar o telemóvel durante a noite e não tem hipótese de o por a carregar entretanto, existem duas opções de economia de energia que permitem prolongar a duração da mesma. O primeiro modo e o mais “soft”, irá limitar as actividades das aplicações que estão a correr em background, ao mesmo tempo que desactiva a sincronização automática, alguns sons de sistema e reduz os efeitos visuais. Depois existe o modo de poupança ultra, um modo muito mais agressivo de poupança de energia. Neste modo, limita-se o número de aplicações que podemos usar, os serviços de localização são desligados e a interface passa a ser preta.

Quando precisar, fique deste já a saber que o menu é o seguinte: “Definições” > “Bateria”, sendo que depois pode escolher o modo que pretende.

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom o Hauwei mate 10, porem. tenho um problema pois não consigo configurar o teclado em português, e para complicar, ele está em Chinês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here