Como esperado, a Huawei revelou hoje os três novos membros da gama Nova, o Nova 5, Nova 5i e Nova 5 Pro, com câmaras múltiplas e design atraente, mas onde o destaque será mesmo a introdução do Kirin 810 como novo processador da Huawei para a gama média, encontrado aqui a bordo do Nova 5.

 

O novo processador do Nova 5

Os três elementos da família Nova 5 são interessantes, mas o inovador será o Nova 5, com o seu processador Kirin 810. Este processador foi hoje anunciado, e destaca-se por ter um fabrico em litografia de 7nm, que lhe conferirá excelente eficiência energética e o torna comparável aos chips de gama alta da Huawei.

De especial relevo no chip é a arquitectura DaVinci presente na sua NPU, novamente uma novidade no segmento de gama média da Huawei, para tarefas de inteligência artificial mais avançadas.

Especificações do Nova 5

Além do Kirin 810, Huawei Nova 5 mobiliza um ecrã OLED de 6.39 polegadas com notch em gota de água com resolução FHD+, sendo que este notch aloja uma câmara de 32MB com abertura f/2.0. A destacar que o ecrã tem certificação TÜV Rheinland, espaço de cor DCI-P3 e DC Dimming para controlar o brilho do ecrã via alteração a corrente enviada para o painel, em vez do tradicional método de modulação por pulsos.

Embutido neste ecrã encontra-se o leitor biométrico para leitura das impressões digitais.

 

O Huawei Nova 5 inclui ainda 6GB de RAM e 128GB de armazenamento interno, com capacidade para cartão microSD, e uma bateria de 3500mAh com carregamento rápido de 40W que permite atingir 85% da capacidade em 30 minutos.

Quanto às câmaras, o Nova 5 inclui um Sony IMX586 de 48MP, uma ultragrande angular de 16MP, uma câmara de 2MP para medição de profundidade e uma câmara macro de 2MP.

De destacar ainda que, tal como o Nova 5 Pro, o Nova 5 possui jack de 3.5mm, e o Kirin 810 permite-lhe contar já com Bluetooth 5.0.

 

Especificações do Huawei Nova 5 Pro

A maior parte das características do Huawei Nova 5 são comuns ao Nova 5 Pro, incluindo as dimensões do ecrã e as câmaras.

O principal argumento do Nova 5 Pro, no entanto, é a presença do Kirin 980 que podemos encontrar nos Huawei Mate 20 e Huawei P30. Trata-se de um octa-core particularmente poderoso, fabricado em litografia de 7nm e com capacidades ao nível do Snapdragon 855, fazendo do Nova 5 Pro um topo de gama neste requisito. A memória leva um aumento para os 8GB de 256GB de armazenamento na configuração máxima, e a bateria também é mais generosa, com 4000mAh.

O “lite” Nova 5i

O Huawei Nova 5i é a versão mais leve do Nova 5, que quer manter os principais argumentos da família, incluindo a opção por quatro câmaras principais. A configuração, no entanto, é diferente da dos Nova 5 e Nova 5 Pro: desta feita temos uma câmara de 24MP, uma ultragrande angular de 16MP, uma câmara de 2MP para medição de profundidade e uma câmara ToF. A câmara selfie, alojada numa perfuração do ecrã, é de 24MP.

O dispositivo é efectivamente uma versão internacional do Huawei P20 Lite (2019), pelo que partilha especificações como o Kirin 710 com 6GB de RAM e 128GB de armazenamento interno. O ecrã é um LCD de 6.4 polegadas e o leitor biométrico não se encontra aí, mas na face traseira. A bateria, finalmente, será de 4000mAh com carregamento de 18W.

Os três Nova 5 contam com a EMUI 9 baseada no Android 9 Pie. Não obstante o diferendo que opões a Huawei à administração Trump, os dispositivos deverão ser actualizados para o Android Q. Quanto a preço e disponibilidade, aguardamos ainda confirmação para o mercado Europeu.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui