Com o embargo decretado pela administração Trump ainda por atingir o seu total potencial, há pelo menos um mercado onde a jogada está a sair ao contrário: na China, a Apple está em queda livre e a Huawei é a principal beneficiada.

Os dados da Counterpoint remontam ao primeiro trimestre de 2019 e mostram que em termos homólogos a Apple passou de 82% da quota de mercado para respeitáveis – mas modestos – 37%. Quem fez um percurso inverso foi a Huawei, que subiu de 10% para 48%. A subida não é certamente tão acentuada quanto é a queda da Apple, mas temos de levar em consideração que marcas como OnePlus e Xiaomi também entram para as contas do espaço deixado livre pela Apple.

Este segmento é entendido como aquele entre os $600 e os $800 dólares, mas no segmento Super Premium, para dispositivos acima dos $800, a Apple ainda tem uma enorme dominância, com 74% do mercado, ainda assim uma queda face aos 90% que controlava no primeiro trimestre de 2018. A Huawei, entretanto, tem subido apreciavelmente, passando de 2% para 14%.

Não obstante a qualidade dos seus equipamentos e o empenho notável da Huawei no aperfeiçoamento da gama Mate, entram em jogo também o patriotismo dos Chineses, e o renovado interesse da Huawei no mercado doméstico, face às ameaças do mercado internacional, geradas pela investida Americana. Face a estes dois factores, é expectável que a Apple continue a derrapar num dos seus maiores e mais importantes mercados.

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