Se pensavam que querer gastar pouco num smartphone significava abdicar das grandes tendências fotográficas do ano, podem pensar de novo. Com um total de 4 câmaras, das quais uma retráctil, o Huawei Y9 Prime 2019 é a mais recente aposta da Huawei para dar muito valor por menos dinheiro.

Se o Huawei Y9 Prime 2019 se parece muito com o Huawei P Smart Z recentemente anunciado, isso é porque os dois dispositivos partilham efectivamente muito do hardware, incluindo o processador Kirin 710F, desta feita com 4GB de RAM e até 128GB de armazenamento interno, uma oferta extremamente generosa. Também o ecrã é o mesmo, com 6.59 polegadas FHD+, sem qualquer tipo de notch, graças à câmara pop-up, e o mesmo vale para a bateria de 4000mAh.

O equipamento promete muito, graças à inclusão de NFC e dual-band WiFi, ou leitor de impressões digitais e jack de 3.5mm, mostrando-se assim mais completo do que é normal nos equipamentos de gama baixa da Huawei. Mais interessante é que inclui porta USB-C, deixando para trás o micro USB que me parecia já uma lacuna em equipamentos de outro modo excelentes, como o Huawei P Smart 2019, tendo em conta que marcas bem mais pequenas, como a Alcatel e a BQ, há muito que oferecem portas USB-C nos seus equipamentos mais baratos.

Sem falar, obviamente, no processador, que poderíamos encontrar na gama média e traz para o segmento mais barato as prestações que há pouco tempo custariam bem mais para obter. Em termos de software, também aqui o dispositivo é bastante actual, com o Android Pie.

Ainda assim, não conseguimos esquecer que este smartphone será praticamente indistinto do P Smart Z, com a Huawei a encontrar-se numa fase de enorme produtividade e capacidade de lançamento de dispositivos, por vezes muito semelhantes entre si.

Então, o que distingue o Y9 Prime do P Smart Z?

Mesmo a nível das câmaras, ambos os smartphones são muito idênticos, mas o Y9 Prime inclui uma câmara extra, uma ultragrande angular de 8MP com abertura f/2.4. A Huawei não dá grandes detalhes relativamente a esta câmara, mas será quase certamente de foco fixo, sendo difícil desfocar algo com uma câmara ultragrande angular. Entretanto, mantêm-se a câmara frontal de 16MP, e a câmara principal de 16MP f/1.8 coadjuvada por uma de 2MP para profundidade de campo.

Escolher entre ambos os dispositivos será certamente difícil, mas a câmara ultragrande angular dá vantagem ao Y9 Prime. Será que há mercado para dois smartphones tão parecidos? Os mais adeptos da fotografia gostarão das possibilidades extra da câmara de 8MP, mesmo que seja de foco fixo, enquanto os restantes poderão aproveitar e poupar algum dinheiro, optando pelo P Smart Z.

Se bem que ainda não saibamos a data de venda, nem o preço deste Huawei Y9 Prime 2019, é fácil adivinhar que custará €250 ou menos, mas teremos de esperar para o confirmar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here