O futuro Edge Chromium já está disponível para download, de resto como já demos nota, por isso vamos explorar imediatamente uma das suas funcionalidades mais interessantes, que é a instalação de apps progressivas.

As apps são geralmente aquilo que chamamos de “nativas”, construídas e programadas especificamente com um propósito, e obviamente que aqui os exemplos são mais claros nos smartphones Android ou iOS. Estas apps são geralmente mais optimizadas do que os sites, mas graças à evolução dos browsers, surgiu a ideia de criar estas Progressive Web Apps que podem ser programadas para correrem via browser, embora de forma independente.

Instalar uma Progressive App ou app progressiva no Edge é fácil: basta visitar o site, e depois  abrir o menu dos três pontos, seleccionar apps e instalar a do site em que nos encontramos.

 

Por exemplo, a TekGenius:

As apps instaladas ficam no separador Manage Apps e podem ser tratadas com apps normais num smartphone. Clicando com o botão direito do rato sobre uma app e recorrendo à opção “app info” temos acesso a um conjunto completo de definições para essa app, quanto a permissões, aparência, etc.:

As web apps instaladas passam a estar disponíveis no menu Iniciar do Windows, e podemos afixá-las no menu Iniciar para serem de acesso mais rápido, enviá-las para o fundo de ecrã, ou desinstalá-las, ou simplesmente abri-las novamente no Edge, como um site normal.

Bom, tentem lá!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here