A tecnologia 5G deverá explodir em 2020, mas fundamentalmente no mundo mobile. Nos computadores, parece algo atrasada, muito porque mesmo a conectividade LTE é rara e nem a Intel, nem a AMD são particularmente peritas em redes de dados. Não como a Huawei, Qualcomm ou MediaTek, e é esta precisamente a nova parceira da Intel para a divulgação da tecnologia 5G nos computadores portáteis.

Se a Qualcomm já se quis posicionar como concorrente da Intel, oferecendo chips pensados para portáteis sempre conectados, a MediaTek não tem neste momento qualquer chip capaz de fazer o mesmo. Será, talvez por isso, uma parceira ideal para a gigante Intel que vendeu à Apple a sua divisão de modems mobile no passado mês de Julho.

A MediaTek deverá anunciar o seu chip 5G já amanhã, dia 26 de Novembro. Trata-se de um octa-core em litografia de 7nm que inclui o modem Helio M70. É neste modem que se baseia a solução da MediaTek e Intel para levar a tecnologia 5G até aos computadores, a evidenciar bem o atraso dos computadores face aos smartphones, os primeiros equipamentos são esperados somente em 2021, com a Dell e a HP a figurarem entre as primeiras a chegar ao mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here