A Vodafone iniciou, no último trimestre de 2016, um roadshow pelo País para dar a conhecer o seu portefólio de soluções Internet of Things (IoT) a responsáveis do sector público. A última paragem foi no Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel (Nonagon).

Numa altura em que a Internet das Coisas tem estado a ganhar cada vez mais espaço no mercado, a Vodafone aposta na demonstração de soluções inteligentes nos Açores, criando as condições para a Região se poder transformar numa primeira “Smart Island”. Aqui, a marca apresenta um conjunto de dez soluções IoT: Moocall; Vodafone Smart Buildings; Vodafone Smart Lights; Vodafone Lights On, Lights Off; Vodafone Smart Waste; Vodafone Smart Water; Vodafone Smart Counting; Gestão de Frotas; Vodafone Ready Check Go; e Prodsmart.

Estas soluções irão permitir às organizações públicas e privadas açorianas optimizar a gestão de recursos, obter um maior controlo de custos, reduzir consumos, criar práticas empresariais e operacionais mais eficientes e desenvolver novos modelos de negócio que irão redesenhar a cadeia de valor, com claros benefícios para os cidadãos e para o crescimento económico do arquipélago.

O portefólio de soluções IoT utiliza a tecnologia Machine-to-Machine (M2M), na qual a Vodafone é líder mundial. Num mercado bastante competitivo, a marca foi reconhecida nos últimos cinco anos como “líder global consistente” em serviços IoT no estudo da Machina Research.

Em Portugal, a Vodafone tem um Centro de Competências de Internet of Things, com uma equipa especializada e dedicada a trabalhar diariamente no desenvolvimento de soluções. Além de uma alargada rede de parceiros, tem ainda uma Equipa de suporte aos seus Clientes, disponível 24 horas por dia e sete dias por semana.

Internet of Things

Para os Açores, a Vodafone leva algumas das soluções mais destacadas e de maior sucesso a nível mundial.

Moocall: Solução que monitoriza o período de gestação das vacas, permitindo prever com elevado grau de precisão o momento em que os animais darão à luz, permitindo salvar a vida de bezerros e melhorar a rentabilidade das pastagens.

Esta solução materializa-se na utilização de um sensor não-invasivo colocado na cauda da vaca. Em tempo real são recolhidas informações sobre os movimentos da cauda do animal desencadeados por contracções durante o trabalho de parto. Quando esses movimentos atingem um determinado nível de intensidade, cerca de uma hora antes do parto, é enviado um alerta directamente para o smartphone do produtor.

A Vodafone apresenta ainda muitas outras soluções que irão permitir transformar o arquipélago numa “Smart Island”.

  • Vodafone Smart Buildings: Gestão centralizada de edifícios, através de sensores de monitorização de energia, temperatura, pressão, humidade e presença humana, entre outros.
  • Vodafone Smart Lights: Monitorização em tempo-real de energia e circuitos eléctricos, bem como gestão da eficiência energética.
  • Vodafone Lights On, Lights Off: Solução que permite monitorizar, controlar e optimizar a iluminação pública, através do acesso a uma plataforma que supervisiona os consumos energéticos em tempo real; define calendários; faz a gestão de cada luminária individualmente ou em grupos de equipamentos; e regula os fluxos de intensidade de luz durante a noite, sem perder performance ou conforto,.
  •  Vodafone Smart Waste:  Controlo remoto e em tempo real dos resíduos urbanos, optimizando as rotas de recolha e recursos, através de sensores ultra-sons, infravermelhos e de temperatura.
  • Vodafone Smart Water: Administração remota e em tempo-real de sistemas de rega e de abastecimento de água, através de sensores de temperatura, pressão e fins de curso, entre outros.
  • Vodafone Smart Counting: Solução dedicada à contagem de pessoas nas mais diversas situações.
  • Gestão de Frotas: Gestão remota e em tempo-real de todas as componentes do parqueamento automóvel, desde a procura de lugar à fiscalização das infracções.
  • Vodafone Ready Check Go: Solução tecnológica que transforma o tablet numa ferramenta de trabalho, permitindo recolher informação em tempo real, com disponibilidade imediata para análise e tomadas de decisão.
  • Prodsmart: Gestão e monitorização em tempo real de linhas de produção e manufactura.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui