Numa apresentação online no Facebook, a Volvo decidiu apresentar a sua nova carrinha Volvo V60.

Esta nova V60 apresenta-se com elegância e versatilidade, tendo como base a plataforma SPA (Scalable Product Architecture) da Volvo, já usada nos modelos da Série 90 e no XC60. Com esta abordagem ao seu design, a marca pretende que a V60 abra um novo capítulo na sua história.

Uma das prioridades da Volvo é construir carrinhas capazes de melhorar a vida das pessoas. Com este novo modelo da sua V60, a marca veio reforçar esta prioridade, dando um enfoque à inovação mas sem esquecer o design escandinavo que tem feito muitos fãs. A lateral desta carrinha enfatiza o seu design, bem como o spoiler que podemos ver no tejadilho. Mas o que realmente denuncia a nova abordagem da Volvo no design destas carrinhas está na grelha frontal e nas luzes dianteiras e traseiras.

Sem nunca esquecer a sua herança sueca, a Volvo deu à sua nova V60 um interior Driftwood, ou seja, um tratamento exclusivo de madeira.

No que diz respeito ao seu interior, estas carrinhas são conhecidas pelo seu conforto que não deixa ninguém indiferente. A nova V60 não é diferente e conjuga o design escandinavo com o artesanato sueco, com o objectivo que todos se sintam bem com assentos muito confortáveis, principalmente os bancos da frente, e controlo de climatização ajustável individualmente.

Os passageiros do banco de trás não foram esquecidos e, nesta V60, a Volvo deixou um espaço suficiente para que todos se sintam confortáveis. Com o controlo de climatização de quatro zonas, os ocupantes do banco dianteiro e os passageiros traseiros podem seleccionar a sua temperatura ideal, e a tecnologia CleanZone filtra o ar que entra na cabine do habitáculo para ajudar a remover pó, pólen, partículas e odores.

Com a opção de um tejadilho de vidro panorâmico, as viagens na V60 serão menos monótona e terão mais luz. Este vidro é matizado para reduzir o brilho e tem uma cortina eléctrica.

A bagageira, com uma capacidade de 529L, não tem qualquer intromissão da suspensão traseira, sendo bastante ampla. A sua porta eléctrica permite que abra ou feche utilizando apenas um botão no painel de instrumentos ou na própria porta. E para quem anda sempre muito atarefado e carregado de coisas, está disponível a opção mãos livres, onde basta passar um pé sob o pára-choques traseiro para abrir a bagageira.

Na estrada, o chassis e a suspensão proporcionam um controlo excepcional, criando um modo de condução dinâmico. Na frente, a suspensão desportiva com geometria de duplo braço triangular, proporciona o melhor contacto possível entre a superfície do pneu e a estrada. Atrás, a suspensão traseira de eixo integral apresenta uma mola de lâmina transversal feita de materiais compósitos leves e destinada a proporcionar uma condução desportiva e dinâmica.

A condução nesta nova V60 pode ser personalizada através de quatro modos de condução que permitem escolher a configuração preferida para motor, caixa de velocidades, acelerador e direcção. É possível construir uma configuração personalizada com o modo Individual.

No que diz respeito à segurança, esta nova carrinha vem equipada com vários sistemas de segurança passiva e activa. Estes sistemas incluem o Oncoming Mitigation com travagem. Esta é uma estreia mundial e é capaz de detectar veículos que se dirigem em contramão. Se não for possível evitar uma colisão, o sistema trava automaticamente e prepara os cintos dianteiros para ajudar a reduzir o impacto de uma colisão.

Um outro sistema incluído é o Safety Cage, combinando várias qualidades de aço e alumínio, a famosa safety cage (1947) diz ser um dos locais mais seguros do mundo.

A V60 inclui ainda o sistema Oncoming Lane Mitigation, que ajuda o condutor a evitar acidentes com os veículos que circulam em sentido contrário, redireccionando o seu veículo à respectiva faixa de rodagem. O Lane Keeping Aid também é accionado nestes casos, e redirecciona de forma suave o carro para a sua trajectória, se perceber que está a ocupar uma faixa que não é a sua. Se nada disto for suficiente, o condutor é alertado com vibrações no volante.

O sistema Run-off Mitigation detecta uma saída involuntária da estrada e recorre à direcção e aos travões para trazê-lo até à trajectória certa.O BLIS usa sensores de radar na parte traseira do carro para monitorizar o ambiente envolvente e detectar se os veículos entraram no seu ângulo morto ou se estão a aproximar rapidamente por trás.

O Driver Alert Control irá alertar e sugerir uma pausa se o condutor estiver sonolento ou desatento. Por fim, o Pilot Assist oferece condução semiautónoma até 130 km/h em estradas com marcações no piso e sem um
veículo à frente.

Inicialmente, a nova V60 estará disponível nas motorizações D3 e D4 a diesel e T5 e T6 gasolina. Posteriormente serão introduzidas novas opções onde se inclui a motorização electrificada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui