A Huawei teve um ano de 2018 em grande até agora, lançando uma enxurrada de modelos muito interessantes e ultrapassando a Apple no número de unidades enviadas para o mercado. Mas a gigante Chinesa não está de todo a descansar à sombra da sua própria glória e depois do impressionante Honor Note 10 apresentado ontem, a Huawei já pensa no Huawei Mate 20. Ora se os rumores eram generosos, a mais recente fuga de informação mostra que o potente smartphone chegará com algumas novidades de monta.

Finalmente, o Kirin 980

Há um ano que a Huawei recorre ao Kirin 970 para os seus melhores equipamentos. Com uma performance semelhante ao Snapdragon 835, o Kirin 970 tem na sua parede de troféus ser o primeiro chip com uma NPU para tarefas de inteligência artificial que a Huawei implementou nas câmaras, mas também na gestão do smartphone no quotidiano.

Ora, segundo o XDA, o Huawei Mate 20 voltará a ser o equipamento que lança um novo processador, nesta instância o HiSilicon Kirin 980. COm o Kirin 980, a Huawei passa definitivamente à frente da concorrência directa, oficializando o que será o primeiro processador mobile fabricado na litografia de 7nm da TSMC, oferecendo inúmeras vantagens em termos de eficiência energética vs potência por comparação mesmo aos já extraordinários chips da geração de 10nm actual. Embora existam rumores de que o octa-core chegará com núcleos Cortex A77, a verdade é que para já nada indica que estes núcleos existam, tendo a ARM anunciado os A76 em Maio deste ano, pelo que o desenho final deverá ser de quatro Cortex A76 e quatro Cortex A55. A frequência máxima será de 2,8GHz, mas com a eficiência energética do chip será possível à Huawei manter o processador a correr mais perto deste máximo durante mais tempo e sem compromissos.

Há ainda algumas dúvidas e a Huawei pode conseguir sacar um gigantesco truque da manga: este pode ser também o primeiro chip da Huawei com uma gráfica doméstica, e bem sabemos o quanto a Huawei tem investido no desenvolvimento de tecnologias a nível do desempenho gráfico. Por outro lado, o chip poderá incluir o mais recente modem da Huawei, com capacidade para exceder velocidades de 1Gbps.

Enorme bateria e carregamento wireless

Desde que me lembro que a Huawei opta por baterias de 4000mAh para os seus Mate. Tem sido esse o valor desde o Mate 8 (o Ascend Mate 7 sendo marginalmente melhor com 4100mAh), e a grande aposta foi na velocidade do carregamento a partir do Huawei Mate 9. Com o Huawei Mate 20, a Huawei aumenta um pouco a bateria para 4200mAh, e manterá certamente o carregamento rápido, mas incluirá igualmente uma novidade: carregamento wireless.

Hardware sólido

No restante, o XDA obteve uma cópia do que será o firmware do Huawei Mate 20, pelo que tudo o que se refere ao aspecto exterior está ainda algo no segredo dos deuses.

Foi ainda assim possível inferir que o firmware se destina a um equipamento com ecrã de 6.3 polegadas AMOLED, de resolução potencialmente FHD e sem ser neste momento certo se o ecrã possui o notch ou não. Entretanto, a RAM parece começar nos 6GB e o armazenamento de 128GB também foi encontrado, mas não podemos neste momento saber se existem outras configurações de memória.

Se em muitos detalhes o hardware do Huawei Mate 20 pode parecer meramente idêntico ao de muitos smartphones de topo, temos de pensar de novo: chegar ao mercado com o primeiro processador de 7nm será de um valor inestimável para a marca e para os utilizadores à procura da eficazes máxima. Acima de tudo, a Huawei colocará os seus concorrentes a correr atrás da bola.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui