A LG não é exactamente o nome que vem à mente quando pensamos em dispositivos de realidade virtual, mas a tecnológica Coreana acaba de anunciar uma parceria de importância fundamental com a gigante Valve, para o desenvolvimento de novos óculos VR SteamVR. O primeiro protótipo resultante desta parceria estará já em exibição na Game Developers Conference, que se inicia já esta semana em São Francisco.

Bom, existem diversos tipos de óculos de realidade virtual actualmente, o mais comum sendo aquele headset em que colocamos um smartphone para visualizar o conteúdo. Mas existem igualmente aqueles que recebem streaming de conteúdos desde um smartphone ou outro equipamento mais poderoso, com um terceiro tipo ainda em preparação, aquele dos óculos VR autónomos e auto-contidos, de que serão exemplo os terminais desenvolvidos com base no Kit VR Snapdragon 835 da Qualcomm.

A LG já tem alguma experiência no segundo caso, sendo das poucas marcas que apostaram anteriormente em óculos compactos com smartphone externo, o LG VR 360. Existem problemas em termos um terminal exterior, nomeadamente o fio pendurado entre óculos e smartphone, o que não será a opção mais prática ou funcional. Por outro lado, com um terminal externo, os óculos VR podem oferecer melhor qualidade de visualização, com ecrãs mais capazes e de melhor resolução, enquanto se mantêm relativamente compactos.

Mas nesta fase não sabemos bem o que poderão LG e Valve fazer, já que o comunicado de imprensa aposta forte nos superlativos e pouco nos dados concretos. Certo é que os óculos VR serão SteamVR, a plataforma de realidade virtual da Steam e que já ganhou vida nos bem-sucedidos HTC Vive. Será, portanto, uma nova abordagem à realidade virtual em desktop, não móvel, embora fosse interessante ver o que Valve e LG poderiam fazer neste capítulo.

Teremos mais informações no final desta semana, com a GDC em São Francisco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here