Num mundo de ecrãs de 5 polegadas, existe uma classe de dispositivos que muitos considerariam demasiado grandes: os phablets de 6 polegadas. Mas, para outros, estás dimensões de ecrã são o mínimo aceitável para polivalência, trabalho e multimédia.

Hoje vamos comparar dois destes monstros de grande ecrã, o peso-pesado Huawei Mate 9 e o bólide trendy que é o Sony Xperia XA1 Ultra. Ambos se destacam pelos seus ecrãs generosos, com o do Sony XA1 Ultra a ser 0.1 polegadas maior, mas de qualquer precisaremos nós?

  • Sony Xperia XA1 Ultra vs Huawei Mate 9: O preço

A comparação mais óbvia por onde começar é mesmo o preço. Os dois dispositivos pertencem a segmentos de mercado muito diferentes, e se o preço é para ti um factor decisivo, então o Sony Xperia XA1 Ultra deverá vender por cerca de €400 e merecerá a compra, já que veremos mais à frente que se trata de um excelente smartphone por este preço.

Huawei Mate 9 versus Sony Xperia XA1 Ultra: o que oferecem em comum estes dois grandes phablets?

Já o Huawei Mate 9 possui uma aspiração profissional e nota-se bem nas especificações e no preço que começa nos €699.99. Mas este não é um smartphone caro, vistas bem as suas características.

Por isso, olhemos para as restantes diferenças.

  • Desenho e Ergonomia

Ah a ergonomia: para alguns, nenhum smartphone de 6 polegadas de ecrã é ergonómico, diga-se o que se disser. Não é verdade, e ambos os dispositivos em análise abordam à sua maneira o conceito de ergonomia.

O Huawei Mate 9 não esconde ser, dos dois, o smartphone para as elites: a moldura e a face traseira são em metal, com recortes apenas para as diversas antenas de comunicação, GPS, NFC e Bluetooth. O dispositivo é dos mais bonitos no mercado e o suave arredondamento do painel traseiro dá-lhe um tremendo conforto na mão.

O Sony Xperia XA1 Ultra realça quão compacto é o Huawei Mate 9.

Em termos de design, o Sony Xperia XA1 Ultra vai por um caminho bem diferente e, ao retomar os traços gerais do Xperia XZ é, como esse dispositivo, colossalmente agressivo. A tradição dos Xperia de serem extremamente finos mantém-se aqui e o desenho em loop beneficia o look muito cativante desta beleza de plástico. Sim, se construção em metal é um must, o Xperia XA1 Ultra pode não vos satisfazer.

Esta diferença em termos de abordagem em construção torna o Huawei Mate 9 o mais resistente dos dois a quedas e embates.

O Huawei Mate 9 possui design e construção decididamente premium.

E quanto à ergonomia? Este é um caso bicudo porque cada um dos terminais tem a sua superioridade em utilizações diferentes.

Assim, para profissionais que queiram o seu ecrã grande para trabalhar em documentos, emails, ou leituras, o Huawei Mate 9 é mais fácil de utilizar com uma só mão. Não só o arredondado da face posterior nos permite mais facilmente abarcar a totalidade do smartphone sem perigo de quedas, como os cantos arredondados permitem ao polegar chegar mais facilmente às extremidades opostas do ecrã.

O design do Sony Xperia XA1 Ultra impressiona.

Na prática, os bezels espessos na base e topo do ecrã do Xperia XA1 Ultra bloqueiam mais a mão activa e reduzem a área de ecrã abarcável com apenas uma mão.

Os bezels do Sony XA1 Ultra são uma das suas marcas distintas.

Mas quem quiser ver multimédia ou fotografar com alguma intensidade, o Xperia acaba por ser o mais adequado. Na horizontal, os rebordos generosos em conjunto com o botão dedicado à câmara facilitam a captura fotográfica só com uma mão. Já para ver um filme ou vídeo, temos mais espaço para apoiar os polegares.

Então, se vai usar o telemóvel na vertical e para trabalhar, o Huawei Mate 9 é mais confortável, mas se vai usar com intensidade a câmara frontal, o Xperia está muito bem pensado para permitir melhor preensão.

  • Ecrã

Bom, neste caso temos que dizer que apesar de ser o mais barato, o Xperia XA1 Ultra possui um ecrã que não se envergonha face ao do mais caro Huawei Mate 9.

De facto, o Xperia perde em luminosidade máxima, deixando para o Mate 9 a visualização em condições de elevada luminosidade.

Ambos os smartphones possuem excelentes ecrãs.

Ambos os ecrãs possuem excelentes ângulos de visão e vivacidade, e embora não sejam de resolução QHD (que seria o ideal nestas dimensões), são boas opções para multimédia.

Mas o Xperia XA1 Ultra apresenta negros profundos e excelente contraste, e o desenho sem laterais cria uma experiência cinematográfica ainda mais profunda e sem as distrações dos rebordos. Ver um filme neste ecrã é como ter a imagem a flutuar à nossa frente.

Há apenas um senão, e é que apesar do SmartAmp e do áudio de boa qualidade, o Xperia não rivaliza com o tremendo áudio estéreo em alta voz do Huawei Mate 9 e aconselha a utilização de auscultadores.

Se o seu design levou muitos a pensar que o Xperia XA1 Ultra teria altifalantes estéreo frontais, o altifalante está de facto localizado na base do dispositivo onde pode ser facilmente abafado.

  • Fotografia

Aqui um dos dispositivos tem claramente a melhor fotografia, o outro tem a melhor ergonomia e selfies.

Se é amante de fotografia e gosta de explorar as possibilidades das câmaras, o Mate 9 é puramente fascinante, já que possui duas câmaras pelas quais eu colocaria a mão no fogo. Em monocromático, nenhum smartphone bate o Mate 9, excepto o Huawei P10 Plus.

O Sony Xperia XA1 Ultra é ambicioso em termos de câmara.

As câmaras do Huawei Mate 9 não só possuem excelente resolução de detalhe, como algumas das melhores implementações do mercado em termos de modo manual, filtros e funcionalidades extra.

O Xperia XA1 Ultra mantém o botão do obturador, uma ideia excelente.

Face a isto, sinto que a câmara do Sony não oferece resultados tão promissores, e encontra-se mais limitada para quem quer realmente fazer fotografia, graças a uma app que ainda não está ao nível da principal concorrência.

As câmaras duplas do Huawei Mate 9 têm poucos rivais no mercado.

Mas o XA1 Ultra ganha pontos pela melhor câmara selfie e flash frontal. As imagens capturadas pela câmara frontal do Xperia estão acima de qualquer crítica e apesar das do Mate serem boas, o diferencial em resolução nota-se.

O design do Sony também facilita a utilização pelo selfie-cêntrico, já que o rebordo inferior permite bem maior segurança ao seguramos o smartphone durante uma selfie.

  • Performance

Aqui, os dois dispositivos em comparação encontram-se em dois campeonatos bem diferentes.

O Xperia XA1 Ultra chega-nos com um Helio P20 acompanhado de 4GB de RAM, e em termos de performances pura, é o melhor Xperia de sempre nesta gama de preço. Um utilizador, mesmo que intensivo, não sentirá limitações importantes no seu quotidiano: o Xperia XA1 Ultra será interessante, quer como smartphone de lazer, quer como instrumento de trabalho.

O Sony Xperia XA1 Ultra tem potência suficiente para correr jogos exigentes

Todavia é indiscutível que o Kirin 960 no Mate 9 está vários níveis acima do MediaTek em termos de capacidades. O octa-core da Huawei, que inclui quatro Cortex-A73 e quatro Cortex-A53, aguenta uma carga impressionante e, por isso, tudo acaba por ser mais rápido no Mate 9: os downloads, o carregamento de aplicações, e a fluidez em jogos existentes.

Mas o mais crucial é que a potência do Huawei irá manter-se por mais tempo, graças à sua bateria bem mais generosa de 4000mAh, face aos 2700mAh do Xperia. A tecnologia Super Charge do Huawei Mate 9 é igualmente extraordinária, conseguindo uma carga de 50% em cerca de meia hora, e garantindo que o Huawei está sempre disponível.

  • Conclusão

Os fãs de grandes ecrãs não têm muitas opções num mercado dominado pelos ecrãs se 5 e 5.2 polegadas, e não ajuda que os maiores phablets nem sempre acompanhem o ecrã de especificações atraentes.

O Sony Xperia XA1 Ultra é um dos melhores exemplos de um smartphone com um excelente é generoso ecrã que não sacrifica especificações e, por isso, se mostra fantasticamente polivalente.

Já o Huawei Mate 9 é um smartphone extremamente ambicioso, pensado para dar a utilizadores ambiciosos as melhores ferramentas disponíveis no mercado. É um instrumento de trabalho com poucos rivais e no entanto não é tão focado no profissional que perca jovialidade e interesse para outras utilizações.

O Huawei Mate 9 é um smartphone decididamente para quem quer o melhor.

Tudo somado, o Huawei Mate 9 é o claro vencedor deste comparativo, oferecendo potência, ergonomia e polivalência, além de câmaras líderes de mercado. Mas oferece tudo isto a um preço que o afasta dos bolsos de muitos interessados.

Face a isto, o Sony Xperia XA1 Ultra oferece uma invejável relação preço qualidade e afirma-se como uma alternativa muito válida para orçamentos mais contidos. É uma alternativa para quem quer poupar em orçamento, mas não em funcionalidades.

É certamente menos polivalente que o Huawei Mate 9, com menos capacidade de processamento e menor bateria mas é ainda assim bastante completo e, a quase metade do preço, vale bem a pena se o seu foco é o multimédia e não precisa das vitaminas extras do Huawei Mate 9.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA