O prometido é devido e a MediaTek parece ter encontrado reencontrado o seu mojo. Hoje, a fabricante apresentou na CES de Las Vegas o novo SoC Dimensity 800. A família Dimensity tem recebido muito interesse, depois dos resultados muito bons do Dimensity 1000, e o 800 chega para se posicionar na gama média, oferecendo quase certamente uma alternativa muito mais barata ao Snapdragon 765.

Estamos perante um octa-core fabricado em litografia de 7nm, composto por quatro núcleos Cortex A76 a 2GHz e quatro Cortex A55 a 2GHz. A opção pelo Cortex A76 é curiosa, mas está em linha com o Snapdragon 765 e pode significar uma poupança de custos que as marcas saberão passar para os utilizadores. Com quatro núcleos dedicados a tarefas de aprendizagem automática e inteligência artificial, o Dimensity 800 é, em teoria, capaz de 2.4 TOPS.

O destaque vai, no entanto, para as capacidades 5G deste chip que suporta redes SA e SNA no espectro sub 6GHz, voz via 5G e agregação de ligações 2CC para velocidades máximas de download de 3.5Gbs.

Quanto ao departamento fotográfico, a compatibilidade está lá para câmaras de 64MP, o que significa que uma câmara de 108MP não estará fora de questão.

O objetivo aqui é ser eficiente e económico e talvez por isso o Dimensity 800 passe ao lado dos 120Hz de taxa de atualização. Curiosamente temos compatibilidade apenas com 90Hz em ecrãs FHD, o que pode ser um problema para alguns utilizadores. Mas depende do preço, claro.

Parece que os primeiros smartphones com o Dimensity 800 chegarão antes do final da primeira metade do ano, mas não temos dados concretos. Estou fracamente curioso, afinal este poderá ser o tipo de chip que ajuda a generalizar a tecnologia 5G em gamas de preço aceitáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here