A MediaTek anunciou hoje um módulo para smartphone que será de uma importância genuinamente elevada para transformar os smartphones em equipamentos que podem prevenir complicações de saúde e salvar vidas. O MediaTek Sensio permitirá substituir diversos wearables e equipamentos médicos específicos, para transformar o smartphone num equipamento de utilidade médica consumada.

De facto, o MediaTek Sensio poderá medir uma ampla gama de dados biométricos como ritmo cardíaco, arritmias, pressão sanguínea, níveis de oxigenação sanguínea, realizar electrocardiogramas ou fotopletismografias, e gerar resultados em 60 segundos. Pacientes com doenças crónicas poderiam assim manter um registo adequado das suas condições e prevenir agravamentos, sem necessidade de custos adicionais ou demasiados aparelhos atrás.

O módulo não está restrito a equipamentos com chips MediaTek e poderá ser utilizado em qualquer smartphone. Qualquer fabricante poderá também criar a sua própria app para utilizar o módulo correctamente, mas os dados não podem nem devem substituir acompanhamento médico especializado. Nesta fase, a MediaTek não parece estar a apontar para ter um equipamento medicamente certificado, não tendo aprovação das autoridades competentes. O futuro poderá, ainda assim, passar por aí, mas certamente depois de melhorias e uma utilização mais generalizada por parte dos consumidores, ponto em que será possível ver a real eficácia desta solução.

Existem, no entanto, condicionantes, como a necessidade de cada smartphone possuir três sensores e LED na face traseira e lateral, de modo a criar um circuito fechado entre o smartphone e os parâmetros medidos. Na verdade, com tantos gimmicks colocados nos smartphones actuais, alguns sensores extra parecem-me francamente plenamente justificados, tendo em conta as motivações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui