Apesar de demorar, a Mercedes está finalmente no mercado dos totalmente eléctricos. Com a apresentação oficial do Mercedes EQC, a Mercedes torna-se agora na mais recente fabricante automóvel a ter no seu portfólio um veículo alimentado a baterias eléctricas. Inicialmente revelado como um protótipo no Paris Auto Show de 2016, o Mercedes EQC entra em produção em 2019 e deverá chegar ao mercado Português também durante o próximo ano.

Olhando por fora, o novo Mercedes EQC tem muitas parecenças com o GLC, com algumas alterações para melhorar a aerodinâmica, tão importante nos veículos eléctricos. Por dentro, os famosos dois ecrãs enormes que têm vindo a equipar os novos modelos da marca germânica, marcam presença. São eles que vão servir de painel de instrumentos, assim como de sistema de infoentretenimento. Claro que o MBUX faz parte deste Mercedes EQC, e outra coisa não seria de esperar.

O design que podem ver nas fotografias que são disponibilizadas ao longo deste artigo, foi classificado pela própria Mercedes como um “avant-garde electro-look”, sendo que foi destacado o acabamento das portas que faz lembrar um amplificador.

A nível de números, a Mercedes deixou-nos várias informações, mas o preço nem por isso! A distância entre eixos é exactamente a mesma que o GLC convencional, apesar de ser um pouco mais curto, mais fino e mais leve. A nível de motorização, o Mercedes EQC conta com um par de motores assíncronos (um em cada eixo), contando com 402cv de potência e 765Nm de binário.

As baterias encontram-se colocadas entre os eixos do novo Mercedes EQC, e são de iões de lítio com uma capacidade de 80kWh. Considerando o ciclo NEDC, a Mercedes aponta para uma autonomia superior a 450km, o que deverá ficar longe da realidade. Na verdade, espera-se que o novo Mercedes EQC seja capaz de percorrer cerca de 350/360km com uma carga de bateria. O consumo energético por cada 100km deverá situar-se nos 22,2kWh.

A carga poderá ser feita até 110kW, o que significa que com a bateria com uma carga de 10%, deverá serpossível ter 80% em cerca de 40m de carga. Para os que querem informação mais técnica, aqui fica: o pack de baterias encontra-se dividido em 384 células, sendo que são dois módulos de 48 e quatro módulos de 72.

Por cá ficamos ansiosos de poder experimentar este EQC que, como já dissemos anteriormente, deverá ter estreia em Portugal em 2019, sem preços ainda definidos.

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