A Mozilla pode trazer toda a glória dos jogos modernos para um simples browser

0

Comparemos os jogos normais de PC, ou mesmo Android, com aqueles podemos jogar num browser. A maior parte das vezes não há comparação, certo? A Mozilla pode agora alterar isto com a tecnologia WebAssembly, que permitirá a simples browsers correr jogos com gráficos mais evoluídos, sem maior carga de processamento.

A tecnologia permitirá a um jogo ou APP correr do mesmo modo a partir do browser, independentemente da plataforma, o que é o mesmo que dizer que correrão bem, independentemente da capacidade do computador.

O nome da tecnologia é francamente capaz de traduzir o que acontece na realidade: com a WebAssembly, qualquer app ou jogo compatível é processado e compilado mesmo antes de chegar ao browser. Este é um passo inverso ao utilizado por aplicações JavaScript, onde grande parte do processamento é feito no browser, com limitações extremas para evitar que o sistema abrande.

Os jogos são apenas a ponta do icebergue. Na prática, qualquer app graficamente intensiva poderá beneficiar desta tecnologia, incluindo aplicações técnicas de CAD. Mas também edição de imagem ou vídeo, com o potencial para versões web das funcionalidades de software como o Adobe Photoshop.

Complementarmente, a Mozilla espera que muitas web apps actualmente existentes possam ser melhoradas com a WebAssembly, de modo a correrem mais rápido a partir dos browsers.

Para já disponível para PC e Mac, a WebAssembly deverá em breve chegar aos dispositivos móveis, permitindo uma grande interoperabilidade entre plataformas.

A primeira versão do browser Firefox com WebAssembly já está disponível na forma Beta para Windows, Linux e Mac. A nova versão traz ainda outras melhorias ao browser Firefox, particularmente ao nível da segurança, incluindo um novo alerta que avisa os utilizadores quando insiram dados em formulários de login para sites nap protegidos por HTTPS.

Em breve, também Chrome e Edge receberão suporte WebAssembly, sendo expectável que a tecnologia se dissemine para outros browsers.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here