Barcelona: a Alcatel (TCL Communication) oficializou hoje o Alcatel A5 LED, um terminal que deverá permanecer como o mais exótico do certame, pela sua inovadora abordagem ao multimédia e redes sociais: o Alcatel A5 LED é o primeiro smartphone no mundo com uma capa traseira integralmente coberta de LED’s interactivos.
Talvez nunca tenha pensado que precisa de um telemóvel coberto de LED’s, mas a ideia da Alcatel é bastante interessante para uma geração de utilizadores que dividem o seu tempo entre redes sociais díspares e apostam forte no multimédia. Então, o Alcatel A5 LED leva estas paixões mais longe e permite-nos criar padrões para as notificações de cada rede social, ou adornar a capa todos os dias com combinações diferentes de cores diversas, através da aplicação Color Catcher. Assim, um F azul assinala novidades no Facebook, um S remete para o Snapchat, e assim por diante.
Ouvir música passa a ser também um espectáculo multimédia visível para todos, com os LED’s a pulsarem ao som da música e a mudarem de padrão com um simples agitar do smartphone.
Mas eis aqui uma peça que ficou fora do comunicado de imprensa: a capa LED é apenas uma das opções, sendo o Alcatel A5 LED vendido com uma segunda capa Negra, Cobre ou Cinza. Portanto, os rumores falavam de um smartphone modular? Parece que estamos perante o misterioso dispositivo: afinal, se a capa LED possui conexões com oara novas funcionalidades, falando-se abertamente de uma capa JBL para áudio avançado. Curiosos?
Mas até lá o Alcatel A5 LED já vem relativamente bem servido com um amplificador independente AW8737. O chip é fabricado pela Chinesa AWINIC e tem obtido um bom conjunto de indicações, graças a baixo ruído e boa eficiência em alta voz. A opção por um DAC independente faz todo o sentido, face ao público-alvo do telemóvel e, a par com a capa LED, será interessante para quem quer algum show com a sua música.
Do ponto de vista do hardware, o Alcatel A5 LED é está firmemente na gama média. O processador a bordo é o MediaTek MT6753, um octa-core com oito núcleos Cortex-A53, que a MediaTek destina à “super gama média”. Em conjunto com a gráfica Mali-T720 e 2GB de RAM, o Alcatel deverá obter prestações razoáveis, sem ser exactamente um portento. 16GB de armazenamento interno poderão ser algo curtos.
O ecrã, de 5.2 polegadas, vem com resolução HD (1280×720), o que ajudará a gráfica a aguentar melhor a carga de apps graficamente pesadas.
Em termos de câmaras, a Alcatel apostou aqui num conjunto algo contido, mas que deverá ter prestações sólidas, nomeadamente uma câmara principal de 8MP e uma frontal de 5MP. Se a câmara principal tem estabilização electrónica de imagem, a câmara frontal não esconde a vocação millennial do dispositivo e vem preparada para selfies com fartura, graças a um flash frontal e ferramentas de embelezamento.
Finalmente, o Alcatel A5 LED chegará Android Marshmallow, com uma bateria de 2800mAh que – vistas as coisas – deverá ser suficiente para uma utilização muito razoável do terminal. Podemos esperar o Alcatel A5 LED no mercado a partir de Maio, por um preço ainda sujeito a confirmação.
[…] O Alcatel A5 LED capturou a nossa atenção no Mobile World Congress de Barcelona, onde foi lançado para gerar alguma surpresa. Claro que por então esperávamos um topo de gama, ainda mais um modular que não chegou bem a concretizar-se. […]