Já chegou: o mais barato Nokia da era Android materializou-se no Nokia 2 que acrescenta ao bom preço uma bateria verdadeiramente volumosa, com 4100Mah. O melhor é que o dispositivo não parece sequer “barato” na pior asserção da palavra. De facto, a HMD parece ter mais uma vez conseguido captar o espírito da Nokia num terminal contido e bem desenhado.

O verdadeiro sucessor do 3310?

Certo! Existe um novo 3310, mas em termos da funcionalidade a preço baixo, o Nokia 2 será mesmo o seu herdeiro espiritual. Temos aqui um dispositivo que tem realmente tudo, menos um leitor de impressões digitais, sem nenhum vício particularmente preocupante.

A começar pelo design interessante, com a surpresa de uma moldura em alumínio e ecrã protegido por Gorilla Glass. A face traseira é, obviamente, em plástico, mas neste preço estamos habituados a bem pior.

O Nokia 2 não vai bater recordes nos benchmarks, não com um modesto Snapdragon 212, 1GB de RAM e apenas 8GB de armazenamento interno, mas a folha de especificações é bastante interessante e inesperada.

Até Google Assistant tem

É particularmente interessante verificar que, apesar do seu baixo preço, o Nokia 2 possui especificações modestas, mas globalmente completas. Claro que nos falta o leitor biométrico e a NFC, mas o software é altamente recente, com o Android Nougat 7.1.1 e eventual actualização para o Android Oreo, e o Google Assistant está a bordo, não obstante as especificações curtas.

Outro ponto muito positivo é o ecrã. Com 5 polegadas de diagonal excede as 4.5 polegadas das previsões mais pessimistas e traz resolução HD, muito razoável face à sua principal concorrência. Haverá sempre a questão de quão bom é o painel em si, mas não temos razões para desconfiar. De resto, com os seus quatro núcleos Cortex-A7 e gráfica Adreno 304, o Nokia 2 não poderia ter resolução muito maior para autorizar uma utilização simpática.

As câmaras são de 8MP com autofoco e detecção de cena no caso da principal, e 5MP no caso da frontal, o que não é nada de se deitar fora neste preço.

Finalmente, temos que voltar aqui ao que tornava o Nokia 3310 tão icónico: a sua bateria interminável. Para a bateria de 4,100mAh a Nokia promete 2 dias de utilização regular, e não tenho muitos problemas em acreditar nisso, vistas as especificações.

Tudo isto é rematado com tecnologia 4G LTE, jack áudio e protecção IP52 que protegerá o dispositivo contra poeira e salpicos acidentais.

Quando e por quanto?

Como a TekGenius já tinha avançado, o Nokia 2 deverá custar 99 Euros, e estará disponível a partir de Novembro em preto, preto-cobre e branco. Seria fantástico podermos prometer este preço demolidor no mercado nacional, mas esperem algo mais, quando os impostos fizerem o seu estrago.

No entanto, fora o mercado de importação, dificilmente encontramos um negócio tão bom nas lojas físicas e o Nokia 2 volta a ter o potencial para desestabilizar o mercado. Este segmento que acaba por ser aquele onde muitos ainda apostam fortemente por questões orçamentais certamente merece este empurrão extra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui