Será dos smartphones mais aguardados de 2018 e o mais aguardado Nokia de sempre, depois do Nokia 8 ser um excelente performer, mas não se mostrar particularmente revolucionário. Falo, obviamente, do Nokia 9, que deverá ser revelado já em Fevereiro de 2018, e cujas especificações são já conhecidas, cortesia da FCC.

Há razões para ficarmos excitados

Mas também preocupados. A documentação da FCC confirma a presença do Snapdragon 835 a bordo, numa abordagem semelhante à que a LG teve com o G6 em 2017, sem total sucesso. A vantagem será obviamente a chegada ao mercado de forma adiantada, superando os seus principais concorrentes. A desvantagem será a percepcionada falta de performance face aos novos pretendentes com o Snapdragon 845.

O ecrã, pensamos nós, terá um perfil curvo nas laterais ao estilo Edge, havendo agora a confirmação de que será um OLED fabricado pela LG com 5.5 polegadas. A opção razoável é que a resolução seja 2K com rácio de 18:9.

Entretanto, câmaras traseiras serão de 12MP + 13MP e se pensam que as coisas não podem ficar estranhas, os módulos são produzidos pela desconhecida Prima, enquanto a câmara frontal de 5MP é fabricada pela Chicony. Estas OEM fabricam os módulos, pelo que os sensores serão potencialmente da Sony.

Do lado mais tranquilizante, os 128GB de armazenamento interno são memórias UFS 2.1 da Samsung, o que nos vai garantir excelente performance. Entretanto, o Nokia 9, com o nome de código Avatar, voltou a ser apanhado, desta vez no GeekBench com 6GB de RAM e pontuação de 1910 no single core e 8796 no multi core, pontuações ligeiramente acima das do Note 8.

Os dados relevantes encerram-se com uma bateria relativamente razoável de 3250mAh e a presença do Android Oreo a bordo.

Se juntarmos estes dados aos renders que já circulam na Internet, temos um dispositivo muito interessante e repleto de características de destaque. Nada se altera, entretanto, e a data mais provável para o lançamento do Nokia 9 é durante o Mobile World Congress de Barcelona, no final de Fevereiro.

Perguntas por responder

Temos assumido que o modelo TA-1005 se refere ao Nokia 9, sendo o Nokia 8 o TA-1004, mas a numeração da HMD não bate sempre assim tão certo e o Nokia 7 é o TA-1041, enquanto o Nokia 8 é o TA-1035. O Nokia TA-1005 foi sendo o Nokia 9 por falta de prova em contrário, mas a sua opção pelo Snapdragon 835 levanta uma questão séria: o que será do Nokia 8 (2018)?

Se ambos mantiverem o Snapdragon 835, então a Nokia fica sem um equipamento sem Snapdragon 845 e isso poderá colocá-la em séria desvantagem face aos concorrentes mais directos. É impreterível para a Nokia ter um equipamento com este chip o quanto antes, pelo que poderá haver aqui uma surpresa em cima da hora. Fiquem atentos a estas páginas para serem os primeiros a saber.

O que pensam destas especificações?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui