Se o título desta notícia o fez vacilar, garantimos que a Tekgenius mantém o que disse: o Nokia P1 será a grande investida da HMD Global / Nokia no mercado flagship, e tudo indica que será um terminal sem compromissos.

Por mais interessante que seja o Nokia 6, o dispositivo que marcou o regresso da Nokia e esgotou em menos de um minuto, este é apenas um gama média. Após tantos anos de espera, os fãs da marca pediam mais, e o Nokia P 1 será o Nokia de factor UAU para 2017.

Logo no exterior, que tudo indica será de metal, o ponto mais óbvio de interesse é a câmara Carl Zeiss, o regresso de uma parceria que, no passado, gerou alguns dos melhores smartphones fotográficos de sempre.

A câmara, essa, poderá ser de 22,6MP e terá certamente capacidade para vídeo 4K. Não podemos deixar de estar curiosos quanto à app fotográfica propriamente dita. É aqui que muitas boas câmaras passam ao lado de uma boa carreira, mas a Nokia terá muito do Know-how necessário a fazer desta câmara um sucesso.

Menos visível é a protecção IP57 para resistência à água. É o tipo de característica difícil de verificar, mas o Nokia 6 é particularmente protegido na sua gama de preço e o Nokia P1 não será menos.

A protecção ambiental é um aspecto importante para o mercado Asiático, com territórios de grande contraste em termos de temperaturas e humidade.

Nem tudo são certezas: espera-se que o Nokia P1 possua o Snapdragon 835 com 6Gb de RAM. Mas, como sabemos, a Samsung ficou com a produção inicial do chip da Qualcomm e a Nokia poderá ter que optar por um Snapdragon da geração anterior, potencialmente o Snapdragon 821.

Em termos de armazenamento, as opções dividem-se entre 128GB e 256GB de armazenamento interno expansível.

Quanto ao ecrã, as 5.3 polegadas são praticamente inquestionáveis, mas a resolução é outra história. Mais ou menos informadas, diversas fontes remetem para uma resolução FHD, ouras para uma mais optimista resolução QHD. Na base do ecrã, um leitor de impressões digitais é mais do que certo.

Finalmente, a bateria deverá ser de 3500mAh, não faltando obviamente o carregamento rápido via UBS-C. Tudo somado face ao hardware previsto, será uma bateria bem generosa.

Tudo o resto que ainda não sabemos sobre o Nokia P1 deverá ser revelado o mais tardar no dia 26 de Fevereiro, no decorrer do Mobile World Congress em Barcelona. Será neste evento maior da tecnologia móvel que a HMD deverá lançar o Nokia P1 e potencialmente outros dispositivos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui