Se sempre foram contra o notch e de algum modo louvaram as marcas que não aderiram a essa moda, então hoje é um dia marcante: o Nokia X6 foi oficializado na China com o notch, marcando o final de uma era em que a Nokia se mantinha impoluta neste campo. Salvaguardemos que com um Snapragon 636 e câmaras duplas, o Nokia X6 é um dispositivo bastante interessante, não fosse por esse pormenor, o notch.

Se bem que sabíamos que ele estava a caminho, a oficialização do Nokia X6 marca uma alteração na postura da Nokia e devo confessar que se trata fundamentalmente de uma alteração do foro estético. A motivação para o Nokia X6, em termos de especificações de hardware é difícil de abarcar, excepto pela presença do notch cuja existência não é justificável que não pela tendência.

Não obstante, o design do Nokia X6 inclui alguns dos melhores apontamentos da Nokia, com uma moldura em metal e painel traseiro em vidro, dominado pelo módulo alongado da câmara dupla com o leitor biométrico logo abaixo e o nome Nokia inscrito numa continuidade muito interessante.

O ecrã final é, assim, uma unidade de 5.8 polegadas FHD+ com rácio de 19:9. Entretanto, o restante hardware é de facto bastante interessante, com um Snapdragon 636 a bordo, munido de 4 ou 6GB de RAM e 32GB ou 64GB de armazenamento interno expansível.

Onde a marca não aderiu a modas foi nas câmaras: a câmara principal de 16MP apresenta uma abertura de f/2.0 e encontra-se emparelhada com uma câmara de 5MP e abertura f/2.2. Uma terceira câmara de 16MP com abertura f/2.2 encontra-se na frente para a captura das selfies. “Tipicamente” Nokia, as câmaras incluem a implementação Bothie e inteligência artificial para optimização de parâmetros fotográficos como retratos, reconhecimento facial ou cor.

Em consonância com as tendências actuais, o reconhecimento facial para desbloqueio encontra-se implementado, mas tudo indica que se trata da implementação da Google, sem tecnologia própria da Nokia. Entretanto, uma bateria de 3060mAh conferirá uma autonomia interessante ao equipamento, enquanto o Android Oreo 8.1 mantém o compromisso da Nokia com software recente nos seus dispositivos.

E o gaming, pá?

Anteriormente, a máquina de rumores da Internet apontava para o Nokia X6 possuir implementações de gaming. Não sendo o Snapdragon 636 um chip com conotações gaming, estas implementações eram misteriosas.

Bom, e aparentemente não são particularmente avançadas. O sistema irá permitir activar o Do Not Disturb durante os jogos. Pelo menos, este foi o único factor destacado.

Preço e disponibilidade

Os preços são grandes argumentos no Nokia X6, com a versão de 4GB de RAM e 32GB de armazenamento interno a começar perto dos €200, indo para perto dos €250 para a versão com 6GB de RAM e 64GB de armazenamento interno.

A grande dúvida do momento é se o equipamento será disponibilizado (e quando), fora do mercado Chinês. Esperemos que sim, por isso fiquem atentos às nossas páginas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui