As câmaras fotográficas instantâneas da Polaroid eram quase uma arte mágica: disparar e imprimir imediatamente uma fotografia, numa era em que levar o rolo ao laboratório significava esperar dias ou semanas até vermos o resultado orgulhoso dos nossos esforços fotográficos. Mas, num dia já distante, a fotografia digital matou a necessidade de uma câmara instantânea, pelo menos até hoje, com o lançamento da Polaroid OneStep 2.

Este é o resultado dos esforços do Impossible Project, que passou os últimos anos a manter vivo o filme instantâneo para câmaras Polaroid e que, agora rebaptizado de Polaroid Originals, anuncia esta extremamente retro OneStep 2. O nome inspira-se obviamente na original OneStep de 1978, mas tanto mudou desde então: o que poderia a nova câmara ter de atraente?onestep2

Para começar, o charme. Os utilizadores e amantes de fotografia nunca deixaram cair a estética inerente às antigas Polaroid e ao seu processo de revelação instantâneo, algo bem diferente do que encontramos com as máquinas digitais modernas com impressão embutida. O impacto cultural da Polaroid é colossal, e obviamente que a OneStep perdura no imaginário comum, ao ser a origem do logótipo do Instagram.

Ou seja, a Polaroid OneStep 2 não é uma câmara que imprime fotografias, mas uma câmara instantânea de pleno direito, que utiliza película fotográfica instantânea I-Type, desenvolvida pelo Impossible Project. Isto é só o começo: a empresa planeia relançar diversos tipos de filme fotográfico instantâneo da Polaroid para antigas câmaras, incluindo a OneStep, mas também a Spectra ou a SX-70. Isto é significativo, porque nesses modelos o processo de revelação era alimentado por uma bateria em cada cassete de filme, algo que o I-Type não tem, já que a bateria se encontra agora na OneStep 2, e pode ser carregada por USB.

onestep2_samples

Cada pacote de filme I-Type (a cores ou monocromático) dá para oito fotografias, uma loucura completa face aos milhares de fotografias descartáveis que podemos colocar num cartão SD hoje em dia.

Os fãs da fotografia analógica têm por isso um bom motivo para celebrar neste preciso momento, até porque a $100, a OneStep 2 tem potencial para ser vendida em massa.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA