O notch. Este tem sido para muitos o insulto ao design de 2018, com praticamente todas as marcas a adoptarem este entalhe no ecrã, nem todas com motivo para tal, e nem todas com um mínimo de dignidade. Agora que o final de 2018 se aproxima e os últimos flagships do ano se preparam para nascer, a Google tinha a oportunidade de passar ao design de 2019. Bom, a julgar pelo notch que o Pixel 3XL mostra nestas imagens, a oportunidade foi perdida.

Devo dizer que, em princípio, nada tenho contra um notch que justifique a sua razão de viver, o que não acontece com muitos smartphones no mercado. Pelo menos, face ao estado da indústria, oferece-nos algum ecrã extra, em vez de um rebordo incomodativo. Ora, face a quão polémico é o notch, diversas marcas já estudam meios de o substituir, e com o seu Pixel 3XL a chegar tão perto do final do ano, a Google poderia optar por inovar. Se estas imagens forem verdadeiras, a Google optou antes pelo que pode ser o pior notch do ano.

Porquanto existam notches de vários tamanhos, o que o Pixel 3XL mostra é simplesmente desproporcional: pouco largo, mas com uma profundidade inédita, roubando uma apreciável porção do ecrã, ao ponto da área ser total ser praticamente idêntica a um rebordo tradicional.

No restante, o dispositivo parece seguir muito as linhas da geração Pixel de 2017, com apenas uma câmara principal que deverá obter os seus efeitos bokeh graças ao chip dedicado Pixel Core, cujas melhorias serão interessantes de saber. À frente, uma opção peculiar: duas câmaras para as selfies.

Mas, tudo somado, parece que a Google ainda não encontrou o seu mojo estilístico. Existe, evidentemente, a possibilidade destas imagens mostrarem um antigo design que não chegará a ver a luz do dia. Trata-se de um equipamento EVT (Engineering Validation Test), o que significa que o seu design poderá estar longe de ser o final, e o equipamento de mercado poderá ter contornos bem mais subtis. A nova geração de smartphones Pixel deverá ser lançada em Outubro, mais especificamente no dia 04, se a Google seguir o padrão de 2016 e 2017.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui