É com algum interesse que temos seguido na TekGenius a tentativa de ressuscitar um nome icónico da era dourada das guerras das consolas: a Atari. A Atari está a tentar regressar via Ataribox, que tem tanto de retro quanto de moderno. Ora o silêncio tem sido longo, mas agora as novidades são várias.

Gráfica AMD e sistema operativo Linux

A Ataribox ainda quer ser considerada uma consola, mas é mais justo chamar-lhe talvez computador, e a ideia é reforçada agora com a confirmação por parte de Feargal Mac Conuladh de que a Ataribox irá correr uma versão própria do sistema operativo Linux. A ideia é configurar este sistema operativo para correr correctamente em televisores, com o que a consola poderá facilmente desempenhar muitas mais tarefas do que simplesmente jogar jogos: de navegar na rede até instalar apps e fazer streaming, tudo é possível.

O seu principal objectivo será, no entanto, correr jogos, embora não seja um PC para gaming e, como tal, não será esperado que corra os jogos mais intensos da actualidade. Pelo contrário, é esperado que o lançamento se dê juntamente com jogos clássicos da Atari, adaptados para a nova consola. Deste modo, a marca espera oferecer aos utilizadores uma máquina polivalente que permita levar a cabo diversas actividades com mais liberdade do que com os sistemas operativos fechados e restritos das televisões.

Entretanto, a Atari aliou-se à AMD, sendo talvez justo se pensarmos que ambos os nomes procuram regressar em força ao mercado e conquistar de novo o seu lugar. Os gráficos serão, por isso, um fruto dessa colaboração, e a Ataribox contará com uma Radeon a bordo, ainda que os dados não tenham sido revelados.

Quando poderemos comprar uma Ataribox

A Atari indica que a Ataribox deverá chegar ao mercado na Primavera de 2018, mas antes entrará numa campanha de crowdfunding na Indiegogo. A Atari espera que esta campanha permita atrair mais parcerias e suporte internacional, para uma consola pensada para dar liberdade às pessoas, nas palavras de Feargal Mac.

Os utilizadores terão feedback a dar e a Atari estará do outro lado para os ouvir e agir em conformidade, mas o look clássico da Ataribox é mais do que garantido, incluindo a existência de uma versão em madeira que nos leva por completo até ao início dos anos 80. Equipamentos informáticos com detalhes em madeira? Loucura completa!

O preço final, quando o projecto estiver concluído, será entre os $250-$300.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here