Websites, utilizadores e ad blockers têm uma relação amor-ódio que remonta a décadas já quase esquecidas. Cada novo ad blocker parece resultar na perfeição até que deixa de o fazer, à medida que a publicidade procura maneiras de se impor, muito por culpa das principais redes sociais que os combatem activamente. É o caso do Facebook que, hoje, utiliza anúncios idênticos a posts normais, impossibilitando o seu bloqueio.

Aqui entra em cena um grupo de investigadores de Stanford e Princeton, que criaram um ad blocker praticamente incontornável para utilizadores do Facebook. E o Perceptual Ad Blocker é praticamente impossível de derrotar porque, numa primeira fase, esconde a sua existência dos scripts que procuram detectar este tipo de software.

Por outro lado, o Perceptual Ad Blocker não utiliza o código associado a anúncios, mas vai directamente ao conteúdo. Os criadores do software explicam que, apesar de existir um esforço para esconder os anúncios, as leis contra a publicidade enganosa obrigam a que todos os anúncios sejam reconhecíveis como tal, por exemplo com palavras como “patrocinado”.

O Perceptual Ad Blocker reconhece estes conteúdos e não os bloqueia per se, mas coloca sobre eles uma janela opaca que alerta para a natureza publicitária do post ou conteúdo. Trata-se de uma limitação imposta pelos criadores do código, numa tentativa de não tomarem partido na guerra de argumentos quanto à ética de bloquear publicidade online.

Com muitos sites a dependerem da publicidade para gerar receitas que lhes permitem oferecer serviços e conteúdos de forma gratuita, bloquear estas fontes de rendimento não é universalmente visto como benéfico.

Mas, para muitos utilizadores, o excesso de publicidade, principalmente no Facebook, pode ser incomodativo e distrair seriamente do que queremos de facto ver em determinada página.

E se os nossos leitores são parte do grupo que detesta publicidade, principalmente a publicidade disfarçada do Facebook, o Perceptual Ad Blocker está disponível como extensão para o Chrome, infelizmente só para desktop por agora.

Para os mais interessados nas maiores complexidades de tudo isto, os autores têm disponível um trabalho onde detalham em maior pormenor como este ad blockerfunciona.

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