Estamos a assistir a um ressurgimento da MediaTek, que parece ter regressado à boa forma com um novo foco nos Helio P para equipamentos de gama média. Hoje a marca de Taiwan anunciou um novo chip que pode ser um adversário à altura para o Snapdragon 450: o MediaTek Helio P22 possui uma arquitectura moderna e uma excelente relação entre preço e funcionalidades.

Se bem que o Helio P60 tenha mostrado boa recepção por parte dos fabricantes nos segmentos entre o Snapdragon 630 e Snapdragon 660, a MediaTek precisa de um chip moderno capaz de competir com os smartphones entre o Snapdragon 450 e 630, ou os que ainda recorrem ao 625. O MediaTek Helio P22 poderá bem ser esse chip.

Por um lado, o Helio P22 é extremamente conservador, com oito núcleos Cortex A53 a 2.0GHz, com o que podemos contar com uma capacidade de processamento equivalente à do Snapdragon 625. Por outro, a seu favor, o chip da MediaTek é fabricado num processo recente de 12nm que promete eficiência energética superior. Um ponto ainda mais interessante é a compatibilidade com RAM LPDDR3 ou LPDDR4X, o que permitirá aos fabricantes darem um boost à performance base dos smartphones, além de que o Neuropilot tem suporte para TensorFlow, TF Lite, Caffe e Caffe 2.

Por outras palavras, os programadores de cada marca terão ao seu dispor quatro possibilidades para desenvolvimento de implementações de inteligência artificial e machine learning. A capacidade está lá igualmente para bokeh em tempo real com um motor de profundidade de campo dedicado, para câmaras duplas ou singulares até 21MP.

Complementarmente, o Helio P22 está optimizado para as grandes tendências do futuro próximo com capacidade para ecrãs até um máximo de 20:9 (720×1600). A gráfica, entretanto, não será uma ARM Mali, mas uma IMG PowerVR GE8320, com capacidade para vídeo FHD a 30fps, e uma frequência de 650MHz. A sua maior limitação é a resolução máxima HD+.

A nível da conectividade, a MediaTek promete uma ampla melhoria em termos de GPS e inclui Bluetooth 5.0, mas o modem será LTE Cat. 4, quando a concorrência já possui mais velocidade downstream.

O que penso eu disto tudo? O MediaTek Helio P22 é uma excelente alternativa ao Snapdragon 625 que continua a ser muito requisitado pelo seu preço baixo e performance elevada, mas que já não possui nenhuma das grandes comodidades exigíveis a um chip em 2018. O Helio P22 oferece pelo menos a mesma performance, mas é construído de raiz a pensar no desenvolvimento de implementações de inteligência artificial que podem gerar smartphones baratos com capacidades acima do até agora possível.

As suas vulnerabilidades são a resolução máxima baixa e o modem algo lento, o que limitará o Helio P22 a equipamentos abaixo de €200.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here