Se pensavam que MediaTek e Qualcomm dominavam o mercado sem concorrência, pensem de novo: silenciosamente a Spreadtrum vai aparecendo e com o Spreadtrum SC9863 tem um dos mais modernos chips de gama de entrada no mercado. Mais importante, tem o primeiro chip exclusivamente com os novos cores Cortex A55.

Os novos núcleos são mais eficientes, mais optimizados, e permitem computação assimétrica, entre outras implementações que não existem nos clássicos (e obsoletos) Cortex A53. No entanto, a maioria dos fabricantes continua a apostar nos A53: é o caso da MediaTek com o Helio P22, não obstante a confiança que temos neste chip.

E eis que, subitamente, a Spreadtrum se sai com o SC9863, um octa-core com oito núcleos Cortex A55 com frequência máxima a 1.6GHz e que poderá oferecer uma performance sensivelmente idêntica à do Snapdragon 630, quiçá superior, já que os novos núcleos oferecem em teoria uma performance 20% superior. Mes este é também o primeiro Spreadtrum preparado para implementações de inteligência artificial, para efeitos

O chip incorpora um dual ISP para melhorar as capacidades fotográficas com câmaras duplas e ainda mostra mais capacidades que o Helio P22 ao autorizar ecrãs 1080 x 2160 (FHD+) e a ter um modem LTE Cat. 7.

A gráfica a bordo, não sabemos especificamente qual é, mas será certamente uma PowerVR.

No entanto, existem ainda diversos mistérios que separarão o Spreadtrum SC9863 dos melhores da sua classe. Desde logo, a Spreadtrum não revelou as especificações técnicas da GPU, pelo que fica fora da nossa avaliação a sua capacidade gráfica, face a equipamentos como a Adreno 506. Por outro, não clarificou qual a litografia do chip: 12 ou 14nm?

Estes serão factores determinantes para saber se a Spreadtrum conseguirá penetrar num mercado dominado pela Qualcomm e MediaTek.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui