Já tínhamos anteriormente abordado a possibilidade do Samsung Galaxy S9 chegar ao mercado com um sensor capaz de super slow motion. Se até agora não sabíamos o que isso realmente significaria, a oficialização por parte da Samsung de um sensor capaz de 480fps aponta-nos no caminho certo.

Um pouco de história: foi em 2017 que a Sony introduziu a super câmara lenta num smartphone, especificamente no Sony Xperia XZ1, cujo sensor é capaz de captar pequenos clips a 960fps.

Os próprios Samsung Galaxy S8 e S8+ são apenas capazes de 240fps a 720p, dando à Sony uma vantagem tecnológica impressionante. O novo sensor da Samsung, no entanto, duplica as frames for segundo e a resolução passa para FHD, portanto menos rápido que a opção da Sony, mas com resolução mais aproveitável. Qual será a escolha dos consumidores?

Não podemos assumir que o novo ISOCELL será um cavalo de um só truque. O novo sensor adopta uma arquitectura de três camadas com readout rápido e aquilo que a Samsung chama de Dual Pixel Super Phase Detection.

A Samsung promete que esta evolução da sua tecnologia de autofoco Dual Pixel é mais rápida a manter o foco de objectos em movimento, mesmo em baixa luminosidade, ao mais rapidamente detectando a distância entre a câmara e os objectos.

Passível de utilização em câmaras duplas, o novo sensor não esconde a vocação para criar desfoque do segundo plano. Com alguma estranheza noto que o esquema da câmara dupla não corresponde ao que temos visto aponte ao Galaxy S9.

Uma câmara justamente revolucionária para o Galaxy S9 

A Samsung não tem escapado a críticas quanto à evolução por vezes pouco visível entre as diversas gerações de um equipamento. Em termos de câmaras fotográficas, no entanto, a transição do Samsung Galaxy S8 para o Galaxy S9 será enorme.

Caso se confirme este sensor no futuro flagship a ser apresentado no final de Fevereiro, às suas capacidades vão juntar-se à abertura variável das suas câmaras. O novo módulo fotográfico possuirá assim uma polivalência invejável em todas as condições de luminosidade, abrindo novas fronteiras para a fotografia mobile que não os gimmicks dos modos de retrato.

Aqui uma ressalva: não será este sensor precisamente o escolhido para o Galaxy S9. A Samsung publicita a nova família com pixéis de 0.9 micrómetros, com interligação para aumentar a exactidão em baixa luminosidade. Tradicionalmente, a Samsung prefere os pixéis maiores nos seus flagships e não deverá mudar agora. O novo sensor, no entanto mostra certamente tecnologias que a Samsung incorporará no Galaxy S9.

A Samsung merece ser mantida debaixo de olho com muita atenção e respeito por estes esforços genuínos para se manter na dianteira da fotografia móvel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui