Depois do anúncio inicial do Snapdragon 865, o novo chip de gama alta da Qualcomm, a marca detalhou finalmente os seus dados técnicos e, sem surpresa, o Snapdragon 865 é um colosso de alta tecnologia mobile.

Segundo a Qualcomm, o novo processador oferece performance 25% superior face ao Snapdragon 855 e a nova gráfica Adreno 650 é 20% mais potente que a Adreno 640. Por si só, estes números são os usuais e expectáveis numa nova geração de processadores, e podemos dizer que o Snapdragon 865 é uma réplica do 855 em termos de arquitectura base.

Assim, também o Snapdragon 865 possui apenas um grande núcleo Kryo 585 Prime baseado no Cortex-A77, a 2.84GHz. Seguem-se três Kryo 585 Gold a 2.4GHz também baseados no Cortex-A77, antes de termos o cluster de eficiência energética, representado por quatro Cortex-A55 customizados a 1.80GHz.

Como seria de esperar, o Snapdragon 865 levou um boost a todos os níveis e, além da CPU melhorada, também recebemos nova gráfica e processador de imagem. O Spectra 480 pode encaixar câmaras com resolução até 200MP, pelo que sabem o tipo de overkill que vem a caminho, mas como será talvez óbvio, a Qualcomm promete lag zero no obturador apenas no caso de fotografias de 64MP. Como deveremos imaginar, processar 200 milhões de pixéis é colossal e parece que nem com as atuais câmaras de 108MP a Qualcomm se atreve a prometer um disparo imediato. O vídeo é muito beneficiado, com a chegada de vídeo a 960fps sem limites de tamanho em 720p. 

Do lado dos ecrãs, os futuros topos de gama serão exigíveis com taxas de varrimento de 90Hz no mínimo, mas haverá aqui alguns senãos. Para os ecrãs UHD (4K), o Snapdragon 865 permitirá apenas 60Hz. Caso queiram 144Hz, então o ecrã terá que ser no máximo QHD+ e ainda assim temos que considerar que estes valores têm peso na autonomia.

Finalmente, um dos pontos mais distintos do Snapdragon 865 é o seu modem 5G X55 que não se encontra integrado na mesma estrutura, mas chega como parte do pacote. De forma estonteante, o X55 pode chegar a velocidades de 7.5Gbps em 5G e é esta a justificação da Qualcomm para não integrar o modem no processador. Caso o tivesse feito, não teria espaço para todos os componentes e seria forçada a colocar um modem mais pequeno, incapaz de atingir as mesmas velocidades.

Os primeiros smartphones com Snapdragon 865 deverão chegar ao mercado já na primeira parte de 2020, incluindo o Samsung Galaxy S11, mas também com Oppo, Vivo, Nokia e Xiaomi comprometidas com o lançamento de equipamentos com este processador. O Xiaomi Mi 10 será certamente um deles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui