Os novos processadores Ryzen da AMD chegaram ao mercado e prometem fazer furor e aumentar a competitividade com a Intel. O objectivo da empresa é superar a concorrência, oferecendo um maior custo beneficio.

Após 4 anos em desenvolvimento, a nova linha de processadores traz o foco principal no aumento do clock dos processadores que pode chegar aos 4ghz e no aumento do número de cores para 8 e threads para 16.

A AMD lançou três processadores Ryzen, um mais económico Ryzen 7 1700, que pretende fazer face ao Intel Core i7-7700k. O topo de linha é o Ryzen 7 1800X e apesar do seu preço elevado, a AMD conta que este faça frente ao Intel Core i7-6900K que é um processador que tem um custo de praticamente o dobro. Também lançaram o Ryzen 7 1700X que é mais caro que o Ryzen 7 1700 mas consegue obter overclocks mais altos.

Quanto a overclocks, a boa noticia é que todos os processadores lançados são desbloqueados. Em contraste, na Intel, apenas os processadores K são desbloqueados. A AMD também está a planear lançar novos coolers para aumentarem a eficiência e o arrefecimento. Estes são apenas a primeira fornada de processadores, e a AMD tem mais alguns a caminho com menos cores.

A par deste lançamento, também várias companhias já começaram a lançar novas motherboards optimizadas para estes processadores, todas com capacidades de overclock diferentes.

AMD Ryzen Já disponíveis nas lojas

Em Portugal, estes novos processador da AMD já podem ser adquiridos. Os preços começam nos 360€ e podem chegar aos 570€. Apesar destes processadores estarem um pouco atrás dos da Intel têm um preço muito mais baixo. Serão uma óptima escolha quer para gaming ou para produtividade.

Será que esta luta entre AMD e Intel acabou de ficar mais renhida?

1 COMENTÁRIO

  1. Acho que cabem algumas observações:
    O clock em si não aumentou. Tampouco o número de cores.
    O que realmente muda é: a AMD agora usa o recurso SMT que imita o Hyper Threading da Intel, por isso o aumento de Threads para 16. Porém a série FX já possuía processadores 8 núcleos, com clocks bem próximos (e alguns acima de) 4GHZ.
    O aumento da performance dos Ryzen R7 em relação a série FX é visível porque o IPC (Instructions per Clock) aumentou em torno de 50% e porque o TDP agora está bem baixo (95W enquanto os i7 concorrentes são de 140W e o antigo FX 9XXX exigia 220W!) o que requer um sistema de arrefecimento mais enxuto.
    Um abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui