Tenho sido um consistente apoiante dos Nokia que a HMD Global tem lançado nos últimos dois anos, já que são incontestavelmente excelentes equipamentos em termos do que oferecem pelo preço com que chegam ao mercado. No entanto, há um espinho na sola da HMD e chama-se Nokia 9 PureView. Se até agora tínhamos visto várias fugas de informação que apontavam para o lançamento deste dispositivo ainda em Janeiro, novos dados apontam para um lançamento em Fevereiro durante o MWC. Mas poderá o Nokia 9 PureView sobreviver a mais este atrasado?

É talvez um dos grandes mitos da HMD Global: o Nokia 9 fala-se para lançamento desde 2017, mas o terminal nunca chegou a materializar-se. Quando as informações começaram a ganhar alguma objectividade, o Nokia 9 ganhou a forma de um dispositivo extraordinário, com um número inaudito de câmaras: 5, sem contar com a câmara frontal. É um número excessivo para muitos, mas totalmente de acordo com o historial da Nokia em termos de aposta na fotografia.

Excepto que os meses passaram e o Nokia 9 foi passado de 2107 para 2018, depois para 2019, e agora foi passado de Janeiro para Fevereiro durante o MWC. Mas, a concretizar-se, este será um prego no caixão deste promissor dispositivo.

É que o lançamento no MWC será tarde demais para o Nokia 9 PureView gozar de algum descanso face aos principais equipamentos que serão lançados este ano, já com o Snapdragon 855: Samsung Galaxy S10, Xiaomi Mi 9, Sony Xperia XZ4 ou mesmo o futuro Huawei P30.

A maior arma do Nokia 9 PureView serão as suas 5 câmaras fotográficas, mas o dispositivo será essencialmente obsoleto, encontrando-se equipado com um ecrã de rebordos dissonantes para 2019, e sem comodidades sem reconhecimento facial 3D, além de possuir um Snapdragon 845 a bordo, numa altura em que os seus principais rivais já terão um processador mias recente e muito mais capaz. As câmaras são também uma incógnita, já que por mais interessante que sea a perspectiva de 5 câmaras, um smartphone que se encontra em desenvolvimento há pelo menos um ano pode ver-se no mercado sem as mais recentes inovações neste campo. Poderá o Nokia 9 PureView emergir como um grande fracasso?

Mesmo face aos restantes lançamentos da HMD para o MWC, o Nokia 9 PureView parecerá antiquado. Tanto o Nokia 6.1 quanto o NOkia 8.1 Plus serão equipados com ecrãs perfurados, deixando os rebordos generosos do Nokia 9 altamente expostos. Mas, dê por onde der, o Nokia 9 PureView não pode atrasar-se mais. O MWC de Barcelona será a sua última oportunidade de ter sucesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here