A segurança da rede doméstica é muito mais do que definir uma senha para rede WiFi doméstica. A familia está a assistir aos programas favoritos na SmartTV, faz compras de vários produtos online, desfrutam de jogos online na consola ou trabalham em casa. Todos os tipos de dados vitais – identidades, senhas, endereços, fotos particulares, etc., estão constantemente conectados à Internet através da rede doméstica.


Embora já tenha ouvido falar de conceitos como “Phishing” e “Malware” que hackers e vírus usam para se disfarçar e aceder a sua rede doméstica, com o objetivo de roubar informações privadas – até mesmo restringir o acesso ao sistema e informação, solicitam elevadas quantias para voltar a ter acesso à sua informação – sabe realmente o que é e como prevenir estas situações? A segurança da rede doméstica é a base fundamental para proteger a sua família de todos estes perigos. Aqui, vamos disponibilizar informação de base para a segurança da rede doméstica e como a melhorar.

Como posso proteger minha rede doméstica?

• Como proteger o router doméstico

• Como escolher um router mais seguro

• Como manter a Internet segura para toda a família

• Como assumir o controlo da rede doméstica com maior facilidade

• Perguntas comuns

• Produtos recomendados

Como proteger o router doméstico

Normalmente, a rede doméstica inicia a partir de um router e de vários aparelhos a ele conectados. O router controla a transmissão de dados entre a rede doméstica e a Internet. O router Wi-Fi pode ser produto secundário em comparação com consola de jogos, Smart TV, smartphone ou tablet, mas este é a porta de entrada para de acesso aos dados e o mais importante defensor contra os ataques maliciosos externos. Existem várias alterações preventivas que pode fazer para que o router seja mais difícil de ser detetado por hackers ou malware:

Defina uma senha de acesso às configurações de administrador do router.

Não deve deixe o router com as senhas de acesso de fábrica de Administrador e as senhas WiFi. Os hackers estão constantemente tentam invadir os Routers que mantenham estas senhas de conhecimento publico. Também é uma boa prática alterar a senha regularmente.

Mantenha a versão de firmware atualizada.

É a parte integral do sistema interno do Router e qualquer outro equipamento de rede, o firmware de um router define a norma de segurança básica para a rede doméstica, determinando quais os aparelhos que podem ou não se conectar. Correções de segurança e correções de bugs serão inseridos na versão de Firmware mais recente para assegurar melhor proteção às vulnerabilidades da rede que foram expostas recentemente. Um router com atualizações automáticas é a melhor opção, mas necessita de garantir que esta funcionalidade está ativa.

• Crie uma rede Wi-Fi Guest (convidados).

A maioria de todos nós já partilhou o acesso à rede Wi-Fi com amigos que vão lá a casa e será estranho rejeitar esse mesmo acesso, mas quem sabe se quem ou o que pode entrar na rede? A melhor solução para estas situações é configurar uma rede de Guest (convidados), presumindo que o router WiFi que tem em casa, possui suporte para esta funcionalidade. Uma rede de convidados é isolada da rede interna por cabo (LAN); os convidados conseguem ter acesso à Internet sem terem acesso aos equipamentos na sua rede doméstica e informação privada. Pode também ocultar o SSID do router WiFi, conectando apenas os aparelhos à sua rede doméstica e verificar periodicamente novos acesso de equipamentos na rede para impedir invasores.

• Desative as funções WPS e UPnP.

Alguns routers WiFi têm o botão Pair ou WPS para facilitar a conexão, pois não precisa de digitar a senha para adicionar novos aparelhos à sua rede. No entanto, embora esta funcionalidade seja mais prática, também pode ser explorada para obter acesso à sua rede Wi-Fi doméstica.

Da mesma forma, o UPnP (Universal Plug and Play) foi desenvolvido para facilitar a ligação de aparelhos como as SmartTV sem uma configuração mais complexa. Mas alguns programas de malware têm como objetivo explorar o UPnP para obter acesso à sua rede.

Se a segurança da rede é uma grande preocupação para si, é mais seguro desativar estas funcionalidade.

Como escolher um router mais seguro


Escolha um router com o protocolo WPA3.


Já existe um enorme investimento para melhorar a segurança da sua rede doméstica. Atualmente, quase todos os routers usam tecnologias WiFi Protected Access (WPA-PSK / WPA2-PSK) para encriptar o WiFi, com o objetivo de manter as senhas mais seguras quando aceder à Internet. O WPA3 é o protocolo de segurança Wi-Fi mais recente, introduzido pela WiFi Alliance e disponibiliza uma encriptação mais segura e uma proteção adicional contra ataques de Força Bruta. Se o router doméstico não suportar WPA3, o padrão WPA2-AES anterior ainda é razoavelmente robusto. No entanto, realmente deve considerar a substituir o router se este somente suporta o protocolo WEP (Wired Equivalent Privacy) que se encontra obsoleto.


Escolha um router com controlos de segurança e antivírus.


Atualmente, os fabricantes levam a segurança muito a sério e já são muitos os modelos disponibilizam serviços de segurança e funções antivírus integrados. Estes serviços ajudam a evitar invasões na rede, aperfeiçoam ainda mais a segurança e privacidade dos dados e corrigem as vulnerabilidades na rede doméstica. Pode assim poupar dores de cabeça ao implementar as dicas anteriores e escolhendo um router mais seguro. Poderá manter o Router do operador se assim desejar e adicionar outros produtos que vão adicionar em casa estas características de segurança.


Use um router com gestão de aplicações.


Os fabricantes de routers estão a desenvolver aplicações mais sofisticadas para o gerir a rede doméstica e afastando-se dos problemáticos Browsers nos últimos anos. Este podem conter Plugins que causam problemas graves de segurança. Uma aplicação dedicada com funções de segurança que vigia continuamente a rede e enviam notificações para o smartphone ou tablet sempre que existir algum incidente. Estas funcionalidades vão facilitar o controlo de quem está a aceder aos seus aparelhos e permite gerir o acesso à rede doméstica através de um equipamento movel.

Como manter a Internet segura para a sua família


Vale sempre a pena ajudar a família a desenvolver bons hábitos nesta era digital para evitar possíveis ameaças. Existem inúmeras funções de controlo parental para criar perfis individuais para os membros da sua família que permitem limitar o que eles podem ou não fazer com os Smartphones, tablet e computadores, além de gerir o tempo eles passam online. É uma maneira fácil de mantê-los a salvo de sites duvidosos e uma maneira prática de ajudá-los a desenvolver uma utilização disciplinada do acesso à Internet de acordo com as suas idades.


Defina a duração de quanto tempo os seus filhos podem estar online


As crianças passam cada vez mais tempo online, com todos os aspetos da vida quotidiana. Este comportamento leva-os a ser menos ativos, o que aumenta o risco de obesidade e dependência da internet. É uma boa ideia ajudá-los a desenvolver hábitos saudáveis, gerir o tempo diário online e criar agendas ou tempos de pausa para quando os seus filhos estiverem online.


Bloqueie conteúdo que poderá prejudicar a sua família.


Um router doméstico totalmente equipado com o controlo parental pode bloquear conteúdos prejudiciais e maliciosos, de acordo com a base de dados preventiva dos fabricantes. Também pode restringir o acesso dos seus filhos a URLs com palavras-chave especificas ou aplicações com classificação etárias.


Proteja os seus equipamentos IoT.


As câmaras domésticas inteligentes podem proporcionar uma maior tranquilidade quando estiver ausente de casa, mas quer evitar ao máximo que estranhos acedam aos aparelhos e espiem vida familiar. Geralmente, os equipamentos IoT revelam várias vulnerabilidades quando confrontados com invasões externas. Portanto, é importante fornecer proteção extra aos produtos IoT. Um router de última geração com o serviço de proteção IoT podem não ser económicos, mas é um investimento crucial se possuir uma casa inteligente sem comprometer a segurança da sua rede doméstica.

Assuma o controlo da rede doméstica com facilidade


Apresentamos algumas dicas para si sobre como garantir a segurança da rede doméstica – a maioria destas envolve routers com recursos avançados. Seria negligente da nossa parte não exibir algumas recomendações para que possa saber por onde começar. Tendo em conta esta informação, recomendamos que considere os nossos produtos WiFi Deco da linha MESH.


Os produtos TP-Link Deco oferecem uma excelente solução para controlar facilmente a segurança da rede doméstica. Além de uma solução WiFi Mesh disponibilizam uma cobertura Wi-Fi para toda a casa, com um único SSID pessoal e convidados, também é equipado com os recursos avançados de segurança anteriormente mencionados.


A TP-Link desenvolveu o serviço HomeCare ™ para disponibilizar aos Decos uma segurança mais abrangente de todos os sistemas Wi-Fi domésticos disponíveis atualmente, para que todos os equipamentos na rede estejam automaticamente protegidos contra ameaças de segurança.


O HomeCare ™ também inclui poderosos controlos parentais e fáceis de usar com a aplicação  Deco, o que facilita bastante o agendamento de tempo on-line para os mais novos, bem como a criação de um ambiente saudável da Internet por meio de filtros de conteúdos avançados.


A série Deco* suporta o protocolo WPA3 mais recente e fornece WiFi hands-off que é atualizado automaticamente para os recursos e funcionalidades de segurança mais recentes.


A instalação leva apenas alguns minutos com a aplicação Deco e irá receber uma notificação imediatamente sobre qualquer problema de segurança na rede doméstica.


* Por favor, visite Compatibilidade WPA3 para verificar os modelos que são compatíveis

Perguntas mais comuns


P: Como descubro qual o protocolo de segurança que o meu router utiliza?

R: Pode verificar o protocolo de segurança do router através da interface Web de administração ou da aplicação de gestão do router e encontrar as opções de segurança Wireless na secção de segurança da rede. Também é aconselhável verificar as especificações de segurança Wireless no site do fabricante antes de comprar um novo router. Poderá também contactar com o nosso suporte técnico TP-LINK para qualquer esclarecimento adicionar.

P: Será que todos os produtos Deco suportam o HomeCare ™?

R: Atualmente, os seguintes modelos suportam o HomeCare ™:
Deco X60, Deco X20, Deco M9 Plus, Deco P7 e Deco M5. Como toda a série Deco trabalha em conjunto para criar uma rede WiFi doméstica, pode comprar um desses modelos como router principal para fornecer a proteção completa à rede doméstica.

P: Como é que o  Deco protege os meus aparelhos domésticos IoT/Casa inteligente?

R: O TP-Link HomeCare ™ identifica invasões, bloqueia ameaças em potencial e corrige vulnerabilidades na sua rede. Os aparelhos infetados são colocados em “quarentena” automaticamente, mantendo a suas informações pessoais em segurança e impedem a propagação do vírus para outros aparelhos.

P: Como é que atualizo a versão de firmware mais recente do Deco?

R: Pode escolher a opção de atualização automática na aplicação Deco ou então visitar o Suporte TP-Link para fazer o download da versão de firmware mais recente e atualizar seu o  Deco manualmente.

Artigo por:

Carlos Costa

Pre-sales engineer da TP-Link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here