A Android O developer preview foi apresentada pela Google. Esta traz algumas alterações às funcionalidades já existentes e ainda novas funcionalidades. Com esta primeira developer preview, podemos ter uma ideia do que nos espera na próxima versão de Android.

Limites de Background

Começando com o Android 7.0, o Android pode restringir determinadas actividades que uma aplicação deseja fazer enquanto estiver em segundo plano. O Android O baseia-se nesta funcionalidade e coloca a prioridade máxima em economizar energia e melhorar a vida de bateria sem que o utilizador tenha de fazer alguma coisa.

Novos limites em transmissões implícitas (envio de “sinais” para outras aplicações ou actividades para aplicar), serviços em segundo plano (actividades de uma aplicação que continuam a ser executadas quando não está no ecrã) e actualizações de local (verificando onde está a usar os serviços de localização do Android) são automáticos. Isto significa que é mais fácil criar aplicações que não têm impacto na vida útil da bateria e o utilizador não precisa de gerir nada.

Esta é uma nova área para o Android, por isso os programadores são incentivados a estudar a documentação e a experimentar os limites de execução e localização do plano de fundo antes do Android O estar disponível para dispositivos.

Canais de notificações

O Android N trouxe uma nova estrutura para notificações e formas de os programadores usarem para que possamos obter mais informações.

notifications-inline-controls2-crop

Com o Android O, a Google está a introduzir novos canais de notificação: agrupar notificações pelo seu tipo. As notificações ainda são geridas pela aplicação que as entrega, mas os utilizadores podem controlar como estas são exibidas. Desta forma, podemos decidir como uma aplicação de notícias irá notificar-nos ou como um leitor de música mostra uma notificação persistente.

Modo picture-in-picture

Actualmente, a Android TV tem um método de exibição PiP nativo, mas os dispositivos usam uma visualização multi-janela padrão em vez de uma sobreposição. Com este novo modo, as aplicações podem ser projectadas para que a janela suplementar seja estritamente para o conteúdo e controlos.

pip-active

Isto também traz uma nova forma de lidar com sobreposições de ecrã e métodos para um dispositivo iniciar uma aplicação ou actividade remotamente noutro ecrã.

Tipos de letra em XML

As fontes podem ser definidas da mesma forma que as cores e outros recursos estão nos layouts de aplicações usando XML e os programadores terão mais controle sobre as fontes e o estilo que usam. Isto pode significar que podemos ter aplicações com os seus próprios tipos de letra sem qualquer procedimento complicado.

Ícones Adaptativos

O Google Pixel Launcher trouxe ícones adaptativos e agora o Android suporta todo o sistema e nativamente.

icon_mask_shapes_ext_02

Os ícones adaptáveis serão suportados no home screen, nos atalhos, nas definições do dispositivo, nas caixas de diálogo de partilha.

Conectividade

O Android O traz algumas alterações em relação à forma como os nossos dispositivos comunicam com outros. As alterações de incluem:

  • Alta qualidade de áudio Bluetooth através do codec Sony LDAC. As suas músicas favoritas irão soar ainda melhor através de conexões Bluetooth.
  • NAN (Neighborhood Aware Networking) usando a especificação Wi-Fi Aware. Dispositivos com hardware suportado podem comunicar entre si usando Wi-Fi sem um ponto de acesso central.
  • A estrutura de telecomunicações introduz novas maneiras de aplicações de chamadas de terceiros trabalharem umas com as outras e com as características especiais da sua operadora. As novas APIs agora suportam aplicações que não precisam de usar a aplicação de telefone universal do sistema para exibir informações de chamada e esses dados podem ser exibidos e controlados por Bluetooth.

Navegação com teclado

Android em Chromebooks significa que precisamos de uma forma melhor de usar todos os recursos de uma aplicação pelo teclado e rato. O Android O concentra-se na construção de um modelo melhor para a navegação.

AAudio API para Pro Audio

A nova AAudio API foi criada para aplicações que necessitam de um caminho de áudio de alto desempenho e baixa latência. Os dados de áudio podem ser lidos e gravados através de fluxos normais e a AAudio API lida com o roteamento e latência.

As primeiras versões das APIs de AAudio ainda não estão completas, mas são uma óptima forma para os programadores que precisam desses recursos para fornecer feedback.

Melhorias para WebView

O Android O permite que o modo multiprocesso para componentes WebView de Nougat como o padrão e acrescenta uma API para que os programadores possam lidar com os seus próprios erros e falhas.

Isto torna as aplicações que usam as linguagens de desenvolvimento web mais estáveis e seguras, e os utilizadores irão beneficiar se os programadores activarem a Navegação segura do Google para URLs remotos.

Optimização de Java 8 APIs e runtime

O Android O suporta novas APIs de linguagem Java, incluindo a nova API java.time, introduzida com a versão mais recente do Java 8. A optimização para os novos tempos de execução também está incluída para melhor desempenho e estabilidade em aplicações desenvolvidas para o Android O.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui