A conectividade 5G chegou oficialmente à gama de entrada da Qualcomm, com o anúncio, hoje, do Snapdragon 480, um processador que se destina aos smartphones mais modestos e que deverá abrir uma nova era de conectividade 5G acessível.

Face ao seu antecessor, o Snapdragon 460, o Snapdragon 480 promete um grande aumento de performance, o que não deixa de ser importante quando consideramos as capacidades de processamento necessárias ao grande fluxo de dados possível com a tecnologia 5G. Saem quatro Kryo 240 a 1.8GHz, baseados no Cortex-A55, e entram os muito mais poderosos Kryo 460 a 2.0GHz, baseados nos Cortex-A76 e, além do mais, a litografia passa dos 11nm para os 8nm, garantindo muito melhor eficiência energética. Os restantes 4 núcleos continuam a ser baseados nos Cortex-A55.

Outros detalhes incluem capacidade para ecrãs FHD a 120Hz, câmaras fotográficas de 64MP, graças a um novo processador de sinal capaz de vídeo a 1080p @ 60fps O foco do Snapdragon 480 não é, decididamente no vídeo, mas no potencial da tecnologia 5G, incluindo uma otimização para jogos, que não deixa de fora a utilização de serviços de gaming por streaming. A conectividade fica a cargo do modem Snapdragon X51 compatível tanto com os espectros mmWave e Sub-6GHz.

E, porque estas tarefas consomem boa bateria, o padrão Quick Charge 4+ estará a bordo, embora venha a depender das marcas a opção pela sua implementação.

O Snapdragon tem excelentes argumentos a seu favor, principalmente contra uma MediaTek que tem vindo a melhorar seriamente as suas ofertas nos segmentos menos caros. O novo chip da Qualcomm tem, por isso, o real poder de democratizar a tecnologia 5G.

Quando e onde?

O Snapdragon 460 teve uma boa dose de apoio das marcas, sendo o equipamento mais famoso com este equipamento será quiçá o OnePlus Nord N100, mas modelos como o Nokia 3.4, Motorola Moto E7 Plus, existindo igualmente modelos da Lenovo, Oppo, Vivo e Realme.

A presença de tecnologia 5G no Snapdragon 480 torna-o ainda mais atraente e, por isso, HMD Global, Oppo e Vivo já mostraram apoio ao novo processador, mas outras marcas se seguirão.

Com uma arquitetura relativamente semelhante ao Snapdragon 665, um processador ainda muito popular, portanto oferecendo uma performance comparável, mas com rede 5G e melhor eficiência energética, o Snapdragon 480 será um chip muito popular e a Qualcomm diz-nos que poderemos vê-lo ainda no início do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui