Com o assédio por parte da administração Trump, já não é novidade que a Huawei acelerou o desenvolvimento do seu próprio sistema operativo e, depois de vermos o surgimento de nomes como HongMeng ou Ark OS, parece que o nome final poderá ser Oak OS, mantendo o nome HongMeng apenas na China. Talvez do Inglês para “carvalho”, o Oak OS poderá chegar no final do Verão.

A data de Agosto ou Setembro coincide com o final dos 90 dias de adiamento do embargo imposto pela administração Trump e, se este prazo terminar sem um novo acordo comercial que inclua a Huawei, então o Oak OS será a solução a implementar e poderá ferir seriamente a Google, já que o passo inteligente será para o sistema operativo acabar noutras marcas que possam temer represálias por parte dos EUA.

Este não é o passo ideal, nem para a Google, nem para a Huawei, mas nenhuma das duas marcas é neste momento perfeitamente autónoma para decidir as suas próximas acções, porquanto a administração Trump insista na sua chantagem económica. A Google, em particular, tem sido das mais vocais defensoras da Huawei em todo este desastre, actualmente defendendo a tese de que excluir a Huawei será a verdadeira ameaça. A Google tem, afinal, uma relação suficientemente longa com a Huawei para conhecer bem os meandros da marca Chinesa.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here