O Xiaomi Mi Mix 2S foi hoje anunciado com grande pompa e circunstância em Xangai e embora muito fosse já conhecido sobre este flagship, o lançamento não foi sem surpresas e talvez a maior seja a nova equipa de câmaras. Podemos dizer sem qualquer reserva que nunca um Xiaomi teve câmaras desta qualidade.

O primeiro smartphone Chinês com Snapdragon 845

A Xiaomi gabou-se com grande justeza deste pormenor: o Xiaomi Mi Mix 2S é o primeiro smartphone Chinês equipado com o Snapdragon 845. Num mercado ainda muito dominado por equipamentos que cortam nos custos optando por MediaTek ou por chips intermédios da Qualcomm, e onde a Huawei produz os seus próprios processadores, este é um ponto de extrema importância. Mas é-o ainda mais importante para a Xiaomi em plena expansão mundial com chegada esta semana a Portugal: a Xiaomi quer romper os grilhões de ser uma marca Chinesa, uma marca de culto online, e afirmar-se como um player mundial, com presença em diversos mercados e continentes, lado a lado com Samsung, Sony, Huawei e Apple.

Esse é o sinal que o Snapdragon 845 envia às hostes: a Xiaomi quer ser uma das grandes e tem os recursos para tal.

Além do Snapdragon 845, o Xiaomi Mi Mix 2S inclui diversas configurações de RAM e memória:

  • 6GB RAM + 64GB ROM
  • 6GB RAM + 128GB ROM
  • 8GB RAM + 256GB ROM (King Version)

A bateria, essa, é de 3400mAh, tal como no caso do Xiaomi Mi Mix 2, e inclui QuickCharge 3.0. Em virtude do corpo de cerâmica, o Xiaomi Mi Mix 2S inclui carregamento wireless 7.5W Qi.

Bom, e o ecrã? Há um perfil muito característico do Xiaomi Mi Mix 2S, e a Xiaomi fez bem em o manter, mantendo-se assim longe das tendências do ano, como o notch. O ecrã continua a ter um perfil tri bezel-less, com a câmara frontal alojada no lábio inferior. Trata-se de uma unidade de 5.99 polegadas, FHD+ ou 2160 x 1080 pixéis, de tecnologia IPS LCD.

O software a bordo é o Android 8.0 Oreo com MIU 9.5.

Uma câmara líder mundial para impressionar

Já se sabia que o Xiaomi Mi Mix 2S chegaria com duas câmaras principais. Ficamos agora a saber que se trata de uma parelha com duas câmaras de 12MP, e a Xiaomi não deixou de se gabar da sua pontuação de 101 pontos, obtida pelos DxO Labs.

As duas câmaras apresentam bastantes pontos interessantes, a começar pelos pixéis de 1.4 micrómetros, estabilização óptica e zoom óptico. A câmara principal em uma boa abertura de f/1.8, enquanto a segunda fornece o zoom 2X, e ambas as câmaras incluem implementações de inteligência artificial para efeitos de bokeh e reconhecimento de cena. Inclusivamente, a Xiaomi introduziu seis predefinições de efeitos para o plano de fundo, para criar fotografias mais dinâmicas.

Outra implementação interessante é a redução de ruído multiframe, através da qual o Xiaomi tira várias frames em rápida sucessão e utiliza o compósito para eliminar o ruído, particularmente em situações onde o ISO é elevado.

 

E Portugal?

A versão base do Xiaomi Mi Mix 2S começa perto dos €500. A isto teremos que acrescentar impostos e comissões, pelo que poderemos esperar algo mais quando o equipamento chegar a Portugal e é certo que chegará.

 

Expectativas

Há claramente um antes e um depois do Xiaomi Mi Mix 2S. Até agora a Xiaomi sempre teve excelentes equipamentos no mercado, mas foi lançando cada um à sua vontade, sem se preocupar muito com um público em geral.

A aposta no lançamento antecipado de um equipamento com o Snapdragon 845 e na evolução muito importante das suas câmaras fotográficas é um sinal ao mercado internacional e a um público mais exigente, mais conhecedor, ao qual a Xiaomi manda um claro sinal de que é capaz de se bater taco a taco com as grandes marcas, no seu próprio campeonato e pelos seus próprios parâmetros. Para já estamos impressionados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui