As criptomoedas são a loucura do momento, valendo verdadeiras fortunas e levando muitos a investir tardiamente nesta forma de dinheiro. Mas a corrida às criptomoedas gerou igualmente uma vaga de ataques às nossas máquinas, com o objectivo único de as colocar ao serviço da mineração de criptomoedas sem nosso conhecimento.

Diversos sites foram já apanhados em flagrante a minerar criptomoeda a partir dos computadores dos seus visitantes, uma situação que causa um pico nas solicitações ao processador e acaba por ocupar todos os recursos do computador e o lentifica. Não só sites duvidosos se engajaram nesta prática, mas também sites perfeitamente credíveis. Alguns imaginam mesmo que a mineração de criptomoeda poderá substituir a publicidade e as assinaturas pagas no futuro breve.

Por este prisma, em vez de clicar em banners ou pagar a entrada num site, os visitantes pagariam os serviços com mineração de criptomoedas em segundo plano, a favor do site ou serviço usufruído.

Mas, até um tal serviço ser claramente implementado, poderemos querer proteger os nossos computadores de mineração de criptomoeda às escondidas. Nesse sentido, o novo Opera 50 é o primeiro browser no mundo a incluir protecção contra mineração de moeda, perfeitamente integrada de forma nativa.

A opção “NoCoin” encontra-se nas definições do browser e pode ser activada ou desactivada conforme desejarmos, de modo análogo ao bloqueador de anúncios. Se para já Opera 50 final ainda não se encontra em distribuição, as versões Beta já incluem a funcionalidade NoCoin e podem ser obtidas aqui.

Caso tenham notado abrandamento do vosso computador quando abrem determinadas páginas, potencialmente devido à mineração de critpomoedas em background, o Opera 50 promete melhorias notórias, pelo que poderá ser uma boa opção para usufruírem dos vossos sites favoritos, sem nenhum incómodo.

Beta50_CC_Protection-700x306

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui