Se não estão preocupados com o cintilar dos ecrãs dos smartphones, ainda bem para vós. No entanto, sabemos que a redução da frequência de pulsação da iluminação de um ecrã com a diminuição da luminosidade é um problema para aqueles a quem esta pulsação “invisível” causa dores de cabeça e fadiga ocular. Para oferecer um meio de controlo da luminosidade do ecrã, nasceu o DC Dimming, que reduz a luminosidade diminuindo a energia que chega a cada pixel.

A Oppo explica-nos como a sua tecnologia ajuda a proteger a nossa saúde ocular:

A OPPO, atual marca líder de tecnologia no mundo, oferece a possibilidade de reduzir a luz azul e a luz estroboscópica graças ao seu sistema exclusivo DC Dimming. 

Todos temos noção do elevado número de horas por dia que passamos em frente ao ecrã, quer seja do telemóvel, do tablet, do computador ou da televisão. Uma situação que, a longo prazo, irá causar problemas de saúde como dores de cabeça e uma deterioração da visão devido à iluminação dos ecrãs.  

As principais fontes de iluminação são a luz azul e a luz estroboscópica 

Ambos os tipos de exposição interferem nos mecanismos cerebrais que produzem a melatonina, a hormona do “sono”, causando vista cansada, insónias, desconforto ocular, desgaste da pele, etc. 

Quando temos consciência destas consequências, costumamos diminuir o brilho dos nossos ecrãs, pensando que é a solução mais eficaz para atenuar os efeitos de ambos os tipos de luz, sobretudo o da luz azul. O que desconhecemos é que, ao diminuir o brilho, a luz estroboscópicaaumenta, ou seja, a frequência da cintilação do ecrã aumenta (mais clarões de luz por minuto) obrigando assim os nossos olhos a um maior esforço. 

A OPPO diminui a incidência da luz azul em 90% 

Na OPPO trabalhamos não somente para obter um certificado de segurança relativo à luz azul, mas também para conseguir uma diminuição da luz estroboscópica e da luz cintilante dos nossos ecrãs.  Com a obtenção do certificado TÜV Reinhland, a OPPO assegura que a emissão de luz azul dos seus telemóveis é de apenas 37,5%o que está em conformidade com as mais elevadas normas de segurança. No entanto, para a diminuição da luz estroboscópica e da luz cintilante, desenvolveu um sistema exclusivo, designado por DC Dimming que a reduz em 90%. 

A grande pergunta que se coloca é: como funciona o DC Dimming? Trata-se de um sistema desenvolvido exclusivamente para alguns dos telemóveis OPPO, que permite ativar de forma gradual a diminuição da cintilação da luz no ecrã, com um só gesto. Desta forma, poderemos diminuir o brilho com uma intermitência da luz constante, evitando o aumento da luz estroboscópica.  

Com a diminuição de ambos os tipos de luz, conseguiremos minimizar os efeitos da vista cansada, ao mesmo tempo que cuidamos da nossa pele e dormimos melhor.  

José Galán, formador oficial da OPPO Espanha, explica de forma mais clara neste vídeo como funciona o DC Dimming. 

São vários os telemóveis da OPPO que dispõem desta tecnologia, como por exemplo a série OPPO Reno4 lançada recentemente em Portugal, disponível a partir de 399 € até 799 €. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here