A Intel anunciou os primeiros processadores Alder Lake, trazendo consigo enormes novidades. Estes são os primeiros processadores com arquitetura híbrida da Intel, significando toda uma revolução para os nossos computadores. De certo modo, a abordagem é, pela primeira vez, muito mais afim do que vemos nos smartphones.

Os Intel Core Alder Lake são, de facto, uma ruptura com o que foram as últimas gerações de processadores Intel. Em primeiro lugar há se calhar o menos significativo: há uma nova litografia de 7nm que promete mais capacidade num pacote mais compacto e energeticamente eficiente.

A grande diferença com os Intel Core de 11ª geração que introduziram já uma grande evolução com as gráficas Iris Xe, é a entrada em cena da arquitetura híbrida da Intel. Até agora, um núcleo era um núcleo e todos os dois, quatro ou mais núcleos em cada processador eram idênticos. Agora a Intel toma uma abordagem mais semelhante aos processadores de origem ARM, dividindo os núcleos em Cores P para performance elevada e Cores E para tarefas de rotina e de segundo plano. Significa que um computador pode trabalhar normalmente com núcleos focados na eficiência energética antes de serem apelados dos Core P para as tarefas mais pesadas.

A nova arquitetura híbrida introduz também um Intel Thread Director baseado em hardware que pretende otimizar a performance a cada tarefa, com suporte oficial por parte do Windows 11. Os novos processadores são ainda compatíveis com 20 vias PCIe (16 PCIe 5.0 e 4 PCIe 4.0), introduzem RAM mais rápida, Wi-Fi 6E, USB 3.2 e necessitarão de uma nova motherboard do tipo Z690.

Dos processadores anunciados hoje, o mais potente é o Intel Core i9-12700K, um “monstro” de 16 núcleos (8 P e 8 E) que a Intel considera o melhor processador de gaming do mercado, graças às suas 24 threads e frequência máxima de 5.2GHz com Turbo Max 3.0. Seguem-se o Intel Core i7-12700K com 12 núcleos (8 P e 4 E) e 20 threads, ou ainda os Intel Core i5-12600K e KF. Os preços começam nos $264 para os i5 KF e chegam aos $589 para o i9-12900K.

Eventualmente, os Alder Lake chegarão também aos portáteis e outros dispositivos móveis, com o lançamento de gamas focadas na portabilidade e eficiência energética, caso dos Alder Lake-U ou S, vPro, etc.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui