A Sony anunciou hoje os seus novos Sony Xperia 1 III e Xperia 5 III e, na sua tradicional forma de operar, a marca Nipónica efetivamente oferece dois equipamentos ambiciosos. Tratam-se os dois de equipamentos claramente de gama alta com o mérito de colocarem no mercado a primeira câmara periscópica zoom com zoom variável.

Mas, antes de irmos para as câmaras, o Sony Xperia 5 III poderá ser um favorito de quem procura um tipo de smartphone que já mal existe: o compacto. Com o seu ecrã de 6.1″, o Xperia 5 III é dos poucos smartphones de gama alta que não ultrapassa as 6.5″, para tristeza de muitos que preferem ter simplesmente um smartphone maneiro na mão. O ecrã é um OLED FHD HDR com rácio de 21:9 muito adequado ao multimédia moderno, e traz taxa de atualização de 120Hz.

Bom, mas se querem mesmo um ecrã maior, então o Xperia 1 III inclui um ecrã OLED de 6.5″ ainda mais ambicioso, já que oferece resolução 4K com 120Hz de taxa de atualização e HDR. Mantém a mesma proporção alta de 21:9.

Em ambos os casos teremos altifalantes estéreo.

A inovação nas câmaras

Todos os anos a Sony tem tentado trazer para os Xperia a sua mestria nas câmaras profissionais Alpha. Este ano lançou já o Sony Xperia Pro 5G, um smartphone muito especial e dedicado a fotógrafos profissionais.

A grande inovação destes dois smartphones será a câmara de 12MP 1/2.9″ comum a ambos, e que permite usar uma única câmara para obter zoom óptico de 2.9x ou 4.4x, ou uma distância focal de 70mm ou 105mm. É a primeira vez que vemos esta implementação numa câmara periscópica e oferece não só as vantagens de um zoom óptico sobre um digital, como permite depois ao zoom digital extrapolar até uma distância focal de 300mm. A Sony tem mesmo um nome para isto: AI Super Resolution Zoom, embora aguardemos ansiosamente para ver o que este super zoom pode fazer.

No restante do departamento fotográfico, ambos utilizam um sensor de 12MP 1/1.7″ herdado da geração anterior, com OIS, além de um terceiro sensor de 12MP para a câmara ultragrande angular. Utilizar a mesma resolução para três câmaras diferentes é incomum, se bem que o futuro ZTE Axon 30 Ultra vá fazer algo semelhante, mas é o caminho certo, já que não há truques nem diferenciais de imagem.

Claro que, nesta fase, já muitos se poderão perguntar porque não utiliza simplesmente a Sony sensores Quad-Bayer de 48 ou 64MP. Bom, o júri ainda não decidiu se a vantagem está do lado dos sensores de grandes píxeis e menor resolução, ou dos sensores de grande resolução que recorrem a combinação de píxeis.

A distinguir o Sony Xperia 1 III do Xperia 5 III, só a câmara ToF do primeiro, o que lhe dá a vantagem de possuir rastreio de movimento dos olhos para um foco muito mais localizado. À frente, sem novidades, temos uma câmara de 8MP.

Processador e memória

Fora o ecrã, Sony Xperia 1 III e 5 III são estranhamente semelhantes, e isso é bom, porque não há necessidade dos compactos serem castrados, algo que a Sony sempre soube provar com os Compact.

Portanto, temos a bordo o Snapdragon 888, mas o Xperia 1 III conta com opções de 12/256 ou 12/512, enquanto o Xperia 5 III recebe duas opções mais limitadas com 8GB de RAM e 128 ou 256GB de armazenamento interno expansível.

Em comum têm também a bateria de 4500mAh com carregamento de 30W, mas o Xperia 1 III leva o bolo com suporte para carregamento wireless.

O pensamento no gaming

Curiosamente, a Sony não deixou de fora dos seus novos topos de gama o gaming. A Sony melhorou tanto o sistema de áudio, quanto o microfone, para melhor detalhe no som dos jogos e uma melhor clareza quando comunicamos com os nossos colegas de equipa.

Em alguns jogos, os Sony têm mesmo redução de desfoque de movimento a 240Hz, o que permite ter gráficos muito mais nítidos em movimento. Também é possível recuperar e gravar a qualquer momento os últimos 30s de gaming para guardar um highlight especialmente bom. Finalmente, para streaming, o ecrã pode ser gravado a 120fps em FHD.

Um sistema de aumento de luminosidade nas sombras foi também implementado para podermos ver aí mais detalhe.

A Sony ainda não revelou a disponibilidade e o pricing.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here