Como tem sido tradição nos últimos tempos, os novos ASUS ZenFone Max M2 e ZenFone Max Pro M2 foram amplamente tratados pela imprensa da especialidade, graças a inúmeras fugas de informação que revelaram a maioria das suas funcionalidades. No entanto, uma ficou por se revelar até à oficialização final destes dispositivos, e será talvez a melhor surpresa para muitos utilizadores: uma versão puramente stock do Android.

É isso mesmo, os novos ZenFone Max M2 e ZenFone Max Pro M2 parecem ter sido direccionados aos fãs da marca que não gostam particularmente da ZenUI e da duplicação desnecessária de apps. Isto é um problema para muitos, tanto mais que ocupa espaço e povoa o smartphone de aplicações que muitos de nós vão simplesmente substituir pelas apps favoritas, gerando uma triplicação das apps disponíveis no terminal. Por isso, a ZenUI tem sido amplamente criticada por muitos utilizadores, principalmente pelos puristas do Android, que apontam ao Android stock uma melhor performance e look mais limpo.

Para mim, a ZenUI nunca me causou qualquer espécie e algumas das suas apps estavam bem à frente do que a Google estava a oferecer por então no Android base, por exemplo quanto à gestão de ficheiros e armazenamento.

Seja como for, o novo ZenFone Max M2 será um smartphone muito bem-vindo para os puristas de Android. O único senão é que se trata do Android 8.1, sem prazo para o Android Pie. Suponho que no melhor pano cai a nódoa.

O equipamento é apontado ao segmento budget, onde combina o novo e eficiente Snapdragon 632 com 3/4GB de RAM e 32/64GB de armazenamento interno e uma colossal bateria de 4000mAh, pelo que será um dos equipamentos mais vocacionados para quem procura autonomia máxima. O ecrã é HD+, com 6.26 polegadas, e pontua por um notch com os restantes rebordos bastante razoáveis. Entretanto, temos uma parelha de câmaras de 13MP+2MP e uma câmara de 8MP para as selfies.

O ASUS ZenFone Max Pro M2, entretanto, é significativamente mais capaz, oferecendo o Snapdragon 660 com até 6GB de RAM e 64GB de armazenamento, e acrescenta um ecrã de 6.3 polegadas com resolução FHD+. A bateria é fenomenal, com 5000mAh, e temos uma parelha de câmaras de 12+5MP e uma câmara selfie de 13MP. Também aqui temos uma versão pura do Android, infelizmente o Android 8.1, e em ambos os dispositivos a conexão física faz-se via micro-USB.

Aguardamos confirmação e preços para estes dispositivos em Portugal.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here