A Steam e a icónica marca de ópticas Zeiss acabam de anunciar uma pequena revolução no campo da realidade virtual, com os Zeiss VR One Connect, óculos de realidade virtual com SteamVR que permitem jogar qualquer jogo de computador em realidade virtual no ecrã de um smartphone.

Os Zeiss VR One Connect conseguem isso porque o SteamVR continua a necessitar de um PC por trás a tratar do trabalho pesado, mas envia um sinal previamente renderizado para o smartphone conectado aos óculos, tendo este então de simplesmente projectar as imagens recebidas, sem qualquer necessidade de esforço de sua parte.

The interplay between the sensors in the controllers and those in the smartphone enables gamers to interact with the VR environment and dive into the virtual world with great ease.

Entretanto, o jogo em si mesmo pode ser controlado com controladores de mão integrados no headset e as trocas de dados entre óculos e PC são feitas ainda via cabo, uma desvantagem para já incontornável, enquanto o smartphone utiliza o Bluetooth para transmitir os dados de movimento e posição.

Há em tudo isto uma grande quantidade de processamento a ser levado a cabo, já que os sensores do smartphone também devem ser emparelhados com os sensores inerciais dos controladores das mãos para se reconhecerem posições relativas e movimentos. O lag não deverá ser excessivo, mas não devemos ainda assim estar ao nível de gaming totalmente competitivo. Ainda assim, este dispositivo é muito interessante, por um preço que começa nos $129, ou $199 se comprarmos os Zeiss VR One.ZEISS VR ONE Connect

É um preço realmente interessante, face às opções a caminho do mercado, como os óculos da Lenovo, Acer Dell ou ASUS em parceria com a Microsoft, mas que deverão rondar os $300. A vantagem destes últimos são os ecrãs embutidos e os sensores com inside out tracking que permitem um posicionamento mais adequado no ambiente circundante, e não dependem de mais nada além do PC. Já os Zeiss VR One podem encaixar qualquer smartphone com ecrã entre 4.7 e 5.5 polegadas.

No entanto, aqui tenho que ser peremptório: apesar das ópticas Zeiss a bordo, não será uma boa ideia utilizar um smartphone barato com resolução baixa, o que nos arruinará a experiência de jogo. QHD deverá ser recomendável, e painel OLED ainda melhor, graças à maior resposta destes ecrãs. Os Zeiss VR One Connect poderão por isso ser uma boa opção para o Samsung Galaxy S8, já que o Gear VR não será compatível com a tecnologia. Isto, porque o dispositivo se liga aos óculos via UBS, impossibilitando a ligação com o PC.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui