Não é fácil ser um smartphone com menos de 5 polegadas nos tempos que correm, mas a Palm regressou e não o quis fazer sem fazer justiça ao seu nome, com um pequeno smartphone feito para caber na palma da mão sem comprometer em funcionalidades. E o novo Palm é tão igual a si próprio que como outros grandes nomes do mundo (pensemos em Slash), não tem um segundo nome: é apenas um Palm.
Com 3.3 polegadas de ecrã, o Palm é um dispositivo que vai em contracorrente com a tendência actual de ecrãs cada vez maiores, mas um preço de perto de €300, este não será o vosso típico smartphone barato. Pelo contrário, estou surpreendido com o que a Palm conseguiu fazer nesta área. O exterior é em Gorilla Glass e alumínio, materiais típicos da gama média ou alta, e observamos que o Palm inclui uma câmara principal de 12MP com flash, enquanto a câmara frontal é de 8MP. Todo este corpo petite é selado com protecção de nível IP68 para proteger o equipamento contra a entrada de água e poeira.
Porque a área disponível é pequena, o Palm possui um Snapdragon 435. Seria de facto difícil neste momento incluir um processador muito mais poderoso com tão pouca área de dissipação de calor, mas com 3GB de RAM e 32GB de armazenamento interno, o Palm é um dispositivo muito digno. A bateria de 800mAh parece, ainda assim, muito reduzida para garantir uma utilização ao longo de um dia completo, como promete a Palm. No entanto, teremos que ver para crer.
Mas…
Há sempre um “mas”, certo? Ou não, mas desta vez há: o Palm será lançado pela Verizon nos EUA como um “companion”. É um conceito interessante, e significa que o seu objectivo é complementar o smartphone normal do utilizador, pelo que o Palm não estará disponível como smartphone independente, mas como smartphone secundário que partilhará o número de telefone do smartphone principal e o tarifário.
O racional por trás desta opção não me parece totalmente são, tendo em conta que o valor monetário pode ser algo excessivo para um equipamento de substituição.
O conceito não é sem mérito, no entanto. Em teoria, podemos levar connosco o Palm para locais onde não queiramos dar muito nas vistas, ou porque queremos evitar as tentações dos ecrãs maiores para uma utilização mais básica e essencial. O Palm oferece talvez o compromisso ideal para o tipo de pessoas que passa horas ao telefone e não precisa de um ecrã grande para isso: trabalhadores no terreno, por exemplo, que não queiram levar para lá o Galaxy ou o Huawei mais afins do espaço corporativo.
Se esse for o público alvo, não vejo muitos problemas em obter algum sucesso, mas ainda assim o preço me parece exagerado. Agora algo deve ser dito em defesa da Palm: não se limitaram a lançar mais um smartphone. Tentaram algo diferente, com um propósito. Boa ou má ideia, logo veremos, mas uma ideia pelo menos.