Apenas 18 meses após a definição do padrão anterior, chegou o novo padrão PCI Express 5.0, mostrando um grande avanço em termos de capacidades, já que face ao PCI Express 4.0 a velocidade de transferência entre componentes informáticos duplica, para os 128GB/s.

O novo padrão não rompe com o PCI Express 4.0, mas é mais exactamente uma evolução deste, mas aumenta a largura de banda, permitindo 128GB/s com 16 vias de transmissão, face aos 64GB/s para o padrão 4.0. Isto significa que precisaremos de metade das lanes para conseguir a mesma velocidade do padrão 4.0. Com o padrão 3.0 a remontar a 2010, e a serem precisos 7 anos até ao surgimento do 4.0, é impressionante que o PCI-SIG tenha conseguido fechar o 5.0 em ano e meio, tendo aí a vida facilitada por basear a nova tecnologia tão fortemente no padrão anterior.

Ainda assim, não é expectável que os dispositivos com padrão PCI Express 5.0 surjam já no mercado, colocando-se à sua frente ainda um grande caminho até tal acontecer. É muito provável que não tenhamos produtos com o novo padrão antes de 2020, ou mesmo 2021, já que só neste momento começamos a ter os primeiros equipamentos com PCI Express 4.0, apesar do padrão ter sido finalizado em 2017.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here