Por vezes desprezados e vulgarizados pelos condutores, os pneus acartam uma grande responsabilidade no que respeita à segurança do seu automóvel.

Os pneus são o componente que suporta todo o peso e que está em contacto direto com o piso, pelo que é muito importante saber quando deve mudar de pneus e que cuidados deve ter. Apresentamos algumas questões mais comuns que esclarecemos aqui, sem rodeios.

Quando devo verificar os pneus e que cuidados devo ter?

Os pneus devem ser verificados semanalmente ou pelo menos mensalmente, de acordo com a utilidade que dá ao seu automóvel. A pressão deve ser verificada com os pneus frios. Se pisou algum buraco de maior dimensão ou se trilhou o pneu num passeio ao estacionar, verifique porque pode tê-lo danificado (criação de cortes ou bolhas).

Se verificar desgaste mais acentuado no centro ou nas extremidades do pneu, informe-se imediatamente junto de um mecânico ou loja especializada. As principais causas das situações referidas podem surgir de um pneu mal calibrado ou de um desalinhamento da direção.

Figura 1 - Exemplo de pneu gasto de forma irregular mais à esquerda
Figura 1 – Exemplo de pneu gasto de forma irregular mais à esquerda

Quando devo trocar os pneus?

Os pneus não têm necessariamente uma data de validade. No entanto, há situações que deve considerar:

  • Tamanho do piso igual ou inferior a 1,6mm – quando o piso dos pneus do seu carro atingir o indicador de desgaste (figura 3), é altura de os trocar: a falta de aderência e a aquaplanagem são alguns dos riscos mais comuns na utilização de pneus com menos de 1,6 mm de piso.
  • Data de fabrico do pneu – no pneu está presente o número DOT, que corresponde à semana e ano de fabrico do pneu (figura 2). Exemplificando: DOT 2113 significa que o pneu foi fabricado na 21ª semana do ano 2013. A partir do 5º ano, o pneu pode começar a apresentar debilidades devido à utilização e exposição às condições atmosféricas, pelo que é recomendada a verificação do seu estado de forma regular.
  • Dano causado ao pneu – caso danifique um pneu, deve imobilizar o automóvel de imediato, porque não é seguro e porque ainda pode ser possível recuperá-lo. Em caso de furo, talvez seja possível reparar; em casos mais graves (rasgos ou bolhas) a possibilidade de reparação do pneu é diminuta.
  • Caso tenha que mudar um pneu por dano, poderá ter de mudar o outro pneu do mesmo eixo – se tiver os pneus a meio uso e danificar um deles, provavelmente terá que mudar o outro pneu do mesmo eixo. Se não o fizer, a diferença entre o rasto do pneu novo e do usado é elevada, podendo causar desequilíbrios acentuados.
DOT e limite do piso
Figura 2 – DOT: indicador da data de fabrico do pneu                  Figura 3 – Indicador de desgaste dos pneus (1,6mm)

Que tipo de pneus devo comprar?

Antes de mais, é importante salientar a obrigatoriedade de utilizar pneus iguais no mesmo eixo, podendo mesmo ser multado pelas autoridades se tal não se verificar.

As marcas de pneus são diferentes e a qualidade também, ou seja, um pneu low cost vai muito provavelmente fazer menos quilómetros que um pneu premium. Na maioria das vezes os pneus  premium fazem mais quilómetros que os pneus low cost e a diferença de preços muitas vezes compensa ao comprador. Além disso, a segurança e fiabilidade dos pneus premium é de tal forma superior que a Michelin afirma que um pneu premium com 1,6mm de piso tem um comportamento muito mais eficaz que um pneu low cost novo.

A escolha de pneus Green ou pneus verdes é outra variável que é aconselhável considerar, pois além de se tratar de um pneu mais leve e menos ruidoso, o pneu green ajudam o seu carro a ser mais eficiente. Basicamente, equipar um carro com pneus Green é como ter em casa um eletrodoméstico com certificado energético A+.

Figura 4 - Exemplo Pneu marca Premium - Michelin
Figura 4 – Exemplo Pneu marca Premium – Michelin

Outra situação a ter em conta é o índice de velocidade do pneu, que surge normalmente no pneu depois das dimensões: 225/45 R17 91V. Neste exemplo, o índice de velocidade é a letra “V”, que significa ser um pneu para uma velocidade limite de 240km/h. Assim, de acordo com o seu automóvel, deve ter também em atenção esta variável.

Tipos de índice de velocidade de pneus automóveis
Tipos de índice de velocidade de pneus automóveis

Como sei a quantidade de ar que devo colocar nos pneus?

A pressão certa para colocar nos pneus varia de carro para carro, consoante as especificidades do construtor. Pode sempre consultar a pressão aconselhada para o seu carro na coluna da porta do condutor ou na tampa do bocal de combustível. Se ainda assim não encontrar, no manual do utilizador do seu carro também encontrará essas informações.

Figura 5 - Verificação da pressão dos pneus
Figura 5 – Verificação da pressão dos pneus

Quando compro pneus novos, devo instalá-los no eixo dianteiro ou traseiro?

No eixo traseiro. Independentemente do eixo de tração do seu automóvel, é no eixo traseiro que deve instalar os pneus novos, porque está mais suscetível a perder o controlo por falta de aderência no eixo traseiro do que no eixo dianteiro. No caso dos carros de tração dianteira, além do motivo já referido, assim também é uma forma de desgastar primeiro os pneus mais antigos.

 O que posso fazer para precaver um desgaste acentuado dos pneus?

  • Pode verificar a condição e a pressão dos pneus regularmente;
  • Evitar manobras bruscas e travagens repentinas;
  • Evitar velocidades elevadas;
  • Cruzar os pneus de 15 em 15 mil quilómetros, para gastar os 4 pneus de forma uniforme.

Não menospreze os pneus do seu carro porque afetam consideravelmente a segurança rodoviária.

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