João Paulo Cunha, coordenador do Centro de Engenharia Biomédica do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) irá apresentar hoje 2 soluções tecnológicas para monitorizar os sinais vitais de paramédicos e bombeiros  em situações de risco.

A conferencia marcada pelas nações unidas na sede da gigante americana Google, tem como tema “Capacitar Pessoas Afetadas” (“Empowering Affected People”). E tem objectivo “assegurar que indivíduos ou comunidades afetadas por conflitos ou desastres naturais tenham voz direta em projetos e programas lançados para o seu benefício”, indica a nota informativa.

O único português na conferencia irá apresentar as tecnologias desenvolvidas no âmbito dos Wearables. Ou seja, o objectivo é incluir peças de roupa com tecnologia de ponta, neste caso sensores, nas fardas dos bombeiros. Com esta tecnologia é possível saber em tempo real informações ao nível da respiração, função cardíaca, temperatura corporal. Podendo assim criar índices de fadiga, níveis de stress, exposição ao calor e aos gases nocivos. Um exemplo excelente da utilidade desta tecnologia é a rotação de bombeiros durante o combate as chamas, podendo assim gerir melhor o desgaste corporal da tripulação.

A outra solução a ser apresentada é a integração de sistemas de comunicação de emergência, de informação para alarmes e de gestão de eventos críticos. Podendo assim ser verificada a situação e posicionamento dos utilizadores no campo de trabalho.

“As mudanças tecnológicas têm tido um grande efeito nas operações humanitárias” e se, “antigamente”, “as organizações limitavam o uso de tecnologia a rádios e telefones”, hoje em dia “são utilizados sistemas de satélite, drones, ‘smartphones’ e computadores” para “recolher, partilhar e analisar informação” -INESC TEC

inesc

A conferência conta com 175 representantes de empresas tecnológicas, agencias humanitárias, academias, universidades e entidades governamentais, de diversos países.

E Portugal vai ser muito bem representado com uma solução magnifica para os heróis que ano após ano dão o corpo e a alma para salvar vidas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here