A Volvo quer fazer parte da solução no que diz respeito ao meio ambiente, e por isso mesmo tem vindo a tomar uma série de medidas que tem vindo a ajudar a reduzir a sua pegada ecológica. A maior medida é talvez o facto de a marca se estar a preparar para abandonar os motores diesel em detrimento das versões gasolina plugin híbridas.

No entanto, não é só nos combustíveis que está a poluição, e a Volvo sabe disso mesmo. É por isso que, a partir de 2019, a Volvo irá remover o uso de plásticos de uso único nos seus escritórios, cantinas e eventos a nível mundial, reflectindo assim o apoio que a empresa tem vindo a prestar à Campanha Ambiental das Nações Unidas Clean Seas.

Actualmente a marca estima que consuma cerca de 20 milhões de unidades de plástico, entre copos, recipientes e talheres. A alternativa está em produtos biodegradáveis feitos de papel e madeira, um processo que equivale a uma média de 500 itens anuais de plástico por empregado.

Para avançar com a implementação desta medida, a Volvo irá fasear a mudança. Até ao final de 2018, os eventos globais (como é o caso de lançamento de novos modelos), os escritórios e cantinas da Volvo na China, Bélgica, Estados Unidos, Suécia e Malásia, verão estas medias sustentáveis aplicadas.

Ao longo do ano de 2019, todas as companhias irão eliminar este tipo de plástico das suas operações. Em Portugal, a medida até já se encontra implementada, segundo a Volvo Car Portugal, tendo este escritório sido um dos primeiros a adoptar a nova política, banindo por completo o plástico nas suas instalações.

“A ação do sector privado será crucial na luta contra a poluição deste tipo de plástico e para aumentar a notoriedade em relação a este problema. Não podemos esperar pelos acordos legislativos. Nos próximos 10 – 15 anos prevê-se que a produção mundial de plástico duplique e, se não mudarmos nada, parte dela acabará nos oceanos. Damos os parabéns à Volvo Cars por esta iniciativa e esperamos que constitua um bom exemplo.” –Lisa Emelia Svensson – Director – Ocean UN Environment.

Para 2018, com a implementação planeada, a Volvo prevê a substituição de 140 toneladas de plásticos de uso único por alternativas sustentáveis.

“A poluição de plástico é um dos grandes desafios ambientais do nosso tempo. Na Volvo Cars levamos muito a sério a nossa responsabilidade social. Temos de fazer a nossa parte e ajudar a minimizar este problema global.” – Stuart Templar – Director Sustainability – Volvo Cars

Esta redução de plásticos é apenas uma das acções de sustentabilidade que a marca tem vindo a promover recentemente. A título de exemplo, o Programa de Ciência da Volvo Ocean Race conta com um apoio de 300.000€ dado pela marca sueca, onde muitas das embarcações contam com sensores para obter informação acerca do estado da vida marinha nas zonas mias remotas do globo, capazes de detectar a existência de micro plásticos.

E se possui uma V90 Cross Country Volvo Ocean Race (apresentada em Lisboa), fique a saber que também, está a contribuir para um mundo melhor juntamente com a Volvo. Os tapetes são feitos de Econyl, um tecido feito 100% de nylon reciclado, incluindo as redes de pesca abandonadas e posteriormente recuperadas do fundo do mar.

A Volvo Cars está fortemente comprometida em atingir um impacto climático neutro do seu nível de operações e produtos a partir do ano de 2025. Em 2017, a empresa anunciou um compromisso com a eletrificação afirmando que, a partir de 2019, todos os novos modelos irão disponibilizar motorizações elétricas. No mês passado, a Volvo Cars reforçou o seu compromisso com a eletrificação e afirmou que pretende que, em 2025, os veículos elétricos representem 50% das suas vendas a nível mundial.

Em Janeiro deste ano, a fábrica de Skövde tornou-se mesmo na primeira fábrica da Volvo Cars a conseguir ter um impacto neutro nas suas operações constituindo também uma das poucas, em toda a Europa, com esse estatuto.

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