Rodrigo del Prado deslocou-se hoje a Lisboa para apresentar as novas criações da BQ, onde se destaca inquestionavelmente o BQ Aquaris X Pro, introduzindo algumas novidades que são mais um passo para uma marca que tem vindo a evoluir em etapas seguras e bem pensadas.

A TekGenius esteve presente e teve a possibilidade de tomar um primeiro contacto com este dispositivo bastante agradável ao toque.

Design

O BQ Aquaris X Pro pode ser facilmente confundido com o Aquaris X5 Plus, com elementos colocados nos mesmos locais. Inclusivamente a BQ volta a optar pelo jack áudio no topo, a melhor opção, francamente, embora a porta USB-C faça a sua estreia na BQ e esteja colocada na base do dispositivo. Por comparação, o BQ Aquaris U possui a entrada no topo, o que terá as suas vantagens para quem está deitado com o Aquaris a carregar.

A porta USB-C permite o carregamento da bateria de 3100mAh com QuickCharge 3.0, embora não tenhamos números quanto ao tempo que demorará a ter uma carga total.

Se as linhas gerais do BQ Aquaris X5 Plus estão cá, a verdade é que se encontram muito refinadas. O painel traseiro é agora de “vidro 3D”, um painel de vidro fundamentalmente moldado numa prensa. Com esta opção, as linhas do dispositivo fluem mais, há menos interrupções ao tacto e garante-se um justo look premium.

O lado negativo desta opção é que a cor preta poderá ser vulnerável a dedadas e marcas. A cor branca não tanto, e o risco vale sem dúvida pela elegância do dispositivo.

À frente, o ecrã de 5.2 polegadas FHD é talvez o mais potente que a BQ alguma vez utilizou. Face à luminosidade que entrava pela janela, a visibilidade do ecrã não pareceu nada má e a BQ já nos habituou a ecrãs de boas prestações. De realçar que as margens, não sendo esguias, também não são excessivas e os rebordos laterais são razoavelmente finos.

Destacar-se-á aqui ainda que o flash frontal se faz notar, e ao lado temos a luz de notificações que deverá ser altamente configurável como tem sido apanágio da BQ.

Ergonomicamente, o BQ Aquaris X Pro fica soberbo na mão, com curvas suaves e confortáveis. Não é um dispositivo grande e maneja-se somente com uma mão sem problemas. Atrás, o leitor de impressões digitais está numa posição natural e bem marcado. A distância ao modo fotográfico é suficiente para que não haja interferência.

No geral, os acabamentos são bons, quiçá algo inferiores ao excepcional Huawei Nova que é uma referência na gama média. Mas a BQ mostra aqui começar a dominar materiais evoluídos com grande capacidade de design e integração.

Software

O BQ Aquaris X Pro beneficia da integração do Qualcomm Snapdragon 626 fabricado em litografia de 14nm. O processador promete por isso excelentes prestações e, em conjunto com 4GB de RAM, boa capacidade para multitasking.

A bordo encontramos o Android 7.1.1. com novas apps fotográficas, gestão de chamadas e mensagens, esta última com compatibilidade RCS. O produto não é ainda final, pelo que a app da câmara não estava instalada.

O Android é praticamente stock, e integra gaveta de aplicações com deslize a partir da base do ecrã, uma boa ideia.

O sistema responde rapidamente e sem soluços, com animações fluídas. São as vantagens do Android stock a mostrarem-se.

Expectativas

Todas as capacidades do BQ Aquaris X Pro só poderão ser avaliadas quando tivermos em mãos um produto acabado. Afinal, o grande diferenciador será a câmara fotográfica que ainda não pudemos experimentar.

Mas no resto é de saudar a capacidade da BQ para se reinventar em passos sustentáveis e evoluir o desenho dos seus terminais. Apesar das dedadas, o acabamento em vidro e metal do BQ Aquaris X Pro fazem dele o mais bonito BQ no mercado e um dos mais elegantes neste segmento de preço.

Relembramos que o BQ Aquaris X Pro chega em Junho com preço de 369.90€ para a versão com 64GB de RAM e 409.90 para a versão com 128GB.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui